Desde o início de 2015 que uma rede criminosa estava a desfalcar as Finanças de Portugal, falsificando operações de compra e venda de telemóveis, que lesaram o Estado em cerca de 10 milhões de euros. O esquema em carrossel no IVA acaba de ser desmontado pela Autoridade Tributária, em articulação com a GNR.

As investigações levaram até ao momento à constituição de 42 arguidos, 20 dos quais pessoas singulares e 22 sociedades, e à apreensão de quatro carros de alta cilindrada, 1000 telemóveis, computadores e dinheiro, segundo um comunicado do Ministério das Finanças, citado pelo Jornal de Negócios.

Os arguidos são suspeitos de crimes de associação criminosa, fraude e fraude qualificada, com eventual branqueamento de capitais, conta o diário, dando a conhecer que o modus operandi deste grupo, cujo cabecilha já se encontra detido para ser presente esta quarta-feira ao juiz de instrução, passava por simular operações de comercialização de telemóveis, para evitarem a entrega de IVA ao Estado ou conseguirem reembolsos que não eram devidos.

 

Por: Idealista