Com esta medida, o Ministério da Saúde prevê aumentar a assistência médica, recorrendo à mobilidade, nomeadamente à mobilidade parcial prevista na lei, assegurando desta forma o número de médicos indispensáveis para a prestação de cuidados de saúde com qualidade.
Num ano em que se espera um acentuado aumento do fluxo de turistas na Região do Algarve o novo instrumento de mobilidade agiliza um procedimento de colocação de médicos especialistas, em particular em situações em que se revelem indispensáveis para a adequada cobertura de cuidados, assim como para assegurar a constituição de escalas de urgência.
A adesão a este regime, designado «Reforço à Assistência Médica no Algarve durante o período de verão» é voluntária, dependendo sempre da apresentação de candidatura por parte do médico especialista interessado, mediante preenchimento do formulário disponibilizado pela ARS Algarve.
As candidaturas dispensam o acordo do órgão ou serviço de origem, e conferem ao médico o direito ao pagamento das ajudas de custo e eventuais despesas de transporte.
Os médicos especialistas interessados em prestar funções em serviços e estabelecimentos de saúde ao abrigo do presente despacho, devem apresentar a sua candidatura, mediante preenchimento do formulário, o qual deve ser remetido para o seguinte endereço eletrónico: ramadv@arsalgarve.min-saude.pt.
Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas adicionais contactar a Unidade de Gestão de Recursos Humanos da ARS Algarve através do telefone: 289 889 900
Consultar:
Despacho N.º 7222-A/2016 - Diário da República N.º 105/2016, 2º Suplemento, Série II de 2016-06-01
Por: ARS Algarve