A Região de Saúde do Algarve foi recentemente reconhecida como uma Região exemplar no trabalho desenvolvido pelos cuidados de saúde primários em articulação com os cuidados de saúde hospitalares (ARS Algarve e o Centro Hospitalar do Algarve) na área da telemedicina.

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), em conjunto com o Grupo de Trabalho de Telemedicina, distinguiu no dia 30 de junho de 2016, em Lisboa, instituições e personalidades pelo trabalho desenvolvido na área da Telemedicina. Os prémios foram entregues durante o «eHealth Summer Week», pelo Prof. Henrique Martins e Dr. Artur Trindade Mimoso, do Conselho de Administração da SPMS, e do Ricardo Mestre da ACSS.

Dr. Larguito Claro, dermatologista no Centro Hospitalar do Algarve foi distinguido pelo trabalho realizado ao nível do rastreio/triagem teledermatológica, com o prémio de Personalidade do Ano em Telemedicina.

Foi o médico que mais expandiu o apoio do seu serviço aos cuidados de saúde primários, através de teleconsultas em tempo real, aumentando de 562 para 1358, no período entre 2011 a 2015, e no último ano destaca-se também por ter dado a melhor resposta nacional através do rastreio teledermatológico aos pedidos da primeira consulta realizados pelos médicos de família, registando-se uma diminuição sensível nas listas de espera.

O prémio foi entregue a Ana Pires, secretária do Serviço de Dermatologia do Centro Hospitalar do Algarve, em representação do Dr. Larguito Claro.

Foram também entregues prémios de reconhecimento aos três Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) do Algarve, em representação dos médicos de família da Região, pelo mérito que estes têm revelado no processo, ao terem tido a capacidade de inovar na referenciação dos seus doentes de dermatologia para o Hospital, sendo responsáveis por 77% dos pedidos da primeira consulta realizados através desta nova metodologia.

Os prémios foram entregues aos médicos de medicina geral e familiar Dra. Elsa Santos, Dr. Vilaça Lopes e Dr. Valério Rodrigues, em representação de todos os colegas dos três ACES (Barlavento; Central e Sotavento).

Estiveram ainda presentes o Diretor Clínico do Centro Hospitalar do Algarve, Dr. Carlos Santos e o vogal do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve, Dr. Nuno Ramos.

O Algarve, além de ser a Região do País em que a telemedicina melhor tem funcionado na especialidade da dermatologia, é também a única do País que disponibiliza estes serviços em reumatologia.

 

Por SNS