A nova sala de cirurgia de estomatologia vai permitir libertar tempo operatório na Cirurgia de Ambulatório, que tem estado a apoiar a especialidade enquanto decorrem as obras no Bloco Operatório Central, iniciadas em junho de 2024.
O presidente do Conselho de Administração da ULS Algarve, João Ferreira, realçou a importância e a necessidade premente de realizar obras de melhoria no Bloco Operatório Central, assim como as intervenções realizadas nos Serviços de Estomatologia e de Gastroenterologia, dotando os mesmos com novas salas cirúrgicas, de forma a poderem libertar horas de bloco operatório para outras especialidades, numa altura em que a Unidade Hospitalar de Faro está a remodelar os seus serviços.
A melhoria das condições permite ainda atrair novos profissionais, sendo que o Serviço de Estomatologia passará também a contar com mais um estomatologista, aumentando a sua resposta regional, a nível hospitalar, para seis médicos especialistas.
Com o renovado espaço de estomatologia vai ser possível realizar mais 600 cirurgias orais e aumentar a capacidade de consulta para 1000 consultas anuais. “A Saúde Oral na ULS Algarve, nos Cuidados de Saúde Primários, é a que tem maior cobertura a nível nacional: em 16 concelhos, temos 15 já cobertos”, refere o Diretor de Serviço de Estomatologia, Joel Monteiro.
Esta obra, com um investimento de 380 mil euros, faz parte da estratégia de renovação e criação de novas valências por parte do Conselho de Administração.
ULSAlg