Intervenção ascendeu a 1,7 milhões de euros

Foi em clima de festa que decorreu esta manhã, dia 28 de março, a inauguração da requalificação do Mercado Municipal de São Bartolomeu de Messines, com o descerramento da placa inaugural pela Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma; do Vogal Executivo da Comissão Diretiva do Algarve 2030, Aquiles Marreiros; e da Presidente da Junta de Freguesia local, Carla Benedito. Esta requalificação teve início em abril 2022 e representa um investimento superior a 1,7 milhões de euros, cofinanciados pelo CRESC Algarve 2020 em 680 mil de euros e com financiamento do Banco Europeu de Investimento.

Note-se que a obra contemplou uma intervenção de grande envergadura nas instalações existentes, nomeadamente no que respeita à requalificação integral dos espaços interiores e exteriores do edifício, a renovação integral das infraestruturas (redes de abastecimento de água e saneamento, instalações elétricas, telecomunicações e rede viária envolvente), reorganização funcional do espaço com relocalização das bancadas de venda, requalificação do pavimento, do telhado, das esplanadas, bem como a pedonalização e requalificação da rua Dr. José Ventura Duarte e da Rua José Rodrigues Martins, possibilitando apenas o acesso automóvel para cargas e descargas e o reforço da dinâmica do comércio local na envolvente.

Esta intervenção teve, ainda, em consideração a salvaguarda da traça arquitetónica do edifício e o respeito pela memória do mercado, em simultâneo com a introdução de elementos contemporâneos, respondendo às exigências legais nos campos da higiene, segurança, mobilidade e à necessidade de modernização das condições de trabalho, adicionando novas valências; tendo resultado nesta requalificação que vem, assim, modernizar este espaço sem nunca deixar de ter presente a sua tradição e a sua importância na economia local.

De referir que o Mercado Municipal de S. B. de Messines integra a Rede Regional de Mercados Locais, projeto que visa o desenvolvimento de ações de dinamização direcionadas à revitalização do comércio, produtos e produtores locais e ao reforço da identificação dos consumidores com as produções locais e regionais e com a importância do consumir local.