A ROS Retail Outlet Shopping foi adquirida pelo grupo imobiliário francês cotado em bolsa FREY
  • A FREY adquire agora o novo projeto de outlet Malmö Designer Village, na Suécia.
 
A ROS Retail Outlet Shopping foi adquirida pelo grupo imobiliário francês FREY, marcando uma aliança estratégica vantajosa para ambas as empresas. Esta aquisição representa uma oportunidade significativa de crescimento e desenvolvimento para a ROS, reforçando a sua presença no mercado europeu.
 
A ROS Retail Outlet Shopping é o quarto maior operador europeu com 12 destinos de outlet shopping geridos em sete países. A empresa austríaca, fundada em 2011 por Thomas Reichenauer e Gerhard Graf, gere, em nome de investidores, destinos de outlet shopping com uma área total de 215.000 m² e recebe 25 milhões de visitantes anualmente, cobrindo todas as etapas do ciclo de vida de um imóvel de outlet e trabalhando para investidores institucionais e privados conhecidos, como DWS, Resolution Property, INGKA Centres, Mutschler Outlet Holding e muitos mais. 
 
Atualmente, a empresa tem quatro extensões de centros em andamento com os seus investidores: Designer Outlet Gdańsk (inauguração prevista para o outono de 2024), Designer Outlet Algarve (inauguração no verão de 2025), City Outlet Geislingen (inauguração no final do verão de 2025) e Designer Outlet Croácia. O novo desenvolvimento Designer Outlet Kraków deverá abrir as portas ao público na primavera de 2025.
 
 
O grupo francês FREY é um investidor e gestor imobiliário cotado na bolsa de Paris, especializado no desenvolvimento e operação de centros comerciais ao ar livre na Europa. Pioneira em parques comerciais ambientalmente amigáveis com o seu conceito Greencenter e criadora da nova geração de centros comerciais ao ar livre 'Shopping Promenade', a empresa apresenta um conceito de ‘Société à Mission’ e possui a certificação B Corp™, estando totalmente comprometida com uma sociedade mais responsável e ecológica, benéfica para o seu ecossistema e stakeholders.
Ciente de que o comércio é essencial para a diversidade urbana, a coesão social, a resiliência económica local e a transição ambiental, a sua missão é restaurar o comércio como um serviço para o bem comum. A FREY também conduz grandes operações de renovação urbana e projetos de uso misto.
 
 
Win-win para a ROS e a FREY
A aquisição da ROS dá ao grupo FREY acesso ao mercado europeu de outlets, fortalece a sua posição na Europa e apoia a visão da empresa de se tornar líder de mercado na Europa em destinos de compras a céu aberto e de alto padrão. Enquanto os centros comerciais tradicionais sofreram durante e após a pandemia, os centros de outlet e parques comerciais reforçaram a sua posição enquanto destinos de compras ao ar livre. 
Mesmo com a inflação em alta, os centros de outlet são destinos de compras populares. A ROS conseguiu fechar 2023 com um aumento de 16,5% nas vendas em comparação com 2022. Considerando os planos de expansão dos parceiros da marca na rede ROS, bem como do enriquecimento e melhoria da diversidade de categorias e no marketing, prevê-se que outras sinergias surjam a partir do desenvolvimento de novas localizações de outlets.
A ROS ganha, assim, um grupo imobiliário financeiramente forte para ajudar na gestão de ativos do portfólio administrado, facilitando novas oportunidades de crescimento no mercado europeu de outlets. 
 
Antoine Frey, Presidente e CEO da FREY, afirma: 
"Estamos entusiasmados por anunciar uma operação estratégica importante para a FREY. Adquirir a ROS, o quarto maior operador de outlets da Europa, não só nos dará acesso a um ativo de alto desempenho, mas também nos oferecerá uma exposição geográfica amplamente diversificada. A ROS é uma empresa fabulosa, liderada por alguns dos indivíduos mais talentosos do mercado de outlets, e conseguiu chegar ao topo da liga na Europa. A estratégia da FREY será focar em fortalecer a posição da ROS na gestão de terceiros, mas também em aproveitar a sua experiência e reputação para construir um portfólio dedicado especificamente a outlets, adquirindo ou desenvolvendo ativos. O primeiro exemplo dessa estratégia é a operação recentemente lançada para desenvolver o Malmö Designer Village. A FREY agora possui mais de 31 destinos de compras ao ar livre em operação em 9 países europeus, consolidando a sua posição de liderança nas classes de ativos comerciais mais procuradas por consumidores, parceiros de marca e investidores."
 
Thomas Reichenauer, cofundador e Diretor Executivo da ROS, comentou sobre o acordo:
"A FREY é o investidor ideal para a ROS Retail Outlet Shopping, promovendo o crescimento no mercado europeu de outlets e o desenvolvimento de novos destinos de compras ao ar livre, únicos e inovadores. Partilhamos a mesma visão de criar destinos de compras sustentáveis, socialmente responsáveis e atrativos, que satisfaçam as necessidades atuais dos clientes e das próximas gerações. Vemos muitas sinergias e novas oportunidades para reinventar o conceito de outlet shopping, com a força financeira e experiência da FREY. Neste contexto, felicitamos a FREY pela aquisição do Malmö Designer Village, que é um local perfeito para um outlet. Estamos ansiosos por uma parceria de sucesso, aprendendo uns com os outros, inspirando-nos mutuamente e criando algo novo."
 
Primeiro novo projeto de outlet da FREY – Malmö Designer Village, Suécia
A FREY acaba de anunciar a aquisição do seu primeiro projeto de outlet em Malmö, na Suécia. O Malmö Designer Village está atualmente em desenvolvimento e está localizado no coração da maior área de captação da Escandinávia (com uma população de 4 milhões e atraindo 26 milhões de turistas anualmente dentro de um raio de 90 minutos), que inclui as cidades de Malmö, Helsingborg e Copenhaga. 
Com todas as autorizações necessárias obtidas sem quaisquer objeções e o processo de pré-arrendamento já em andamento, as obras estão previstas para começar até ao final de 2024. A primeira fase, com uma área de 18.000 m², abrirá na segunda metade de 2026, enquanto uma segunda fase, abrangendo 8.000 m², seguirá a partir da primeira. Este projeto irá tornar-se, eventualmente, no maior outlet do mercado nórdico, comportando mais de 135 marcas nacionais e internacionais, incluindo Adidas, Levi's, Marc O’Polo e Skechers. O projeto Malmö Designer Village receberá a certificação BREEAM Excellent, em conformidade com a rigorosa política ESG da FREY. Cerca de €100 milhões serão investidos na fase 1 e o rendimento alvo sobre o custo é superior a 8%.
 

Por: Pure