O final do verão é sinónimo de festa na freguesia de Monte Gordo, que volta a homenagear a sua padroeira, entre os dias 4 e 15 de setembro de 2024, com as Festas em Honra de Nossa Senhora das Dores.

A celebração da eucaristia inicia as festividades, no dia 4 de setembro, com a presença da Banda Musical da Associação Cultural de VRSA, a partir das 21h00.

A quinta-feira, dia 5 de setembro, começa com o torneio do Jogo do Burro (15h30), na Associação de Pescadores de Monte Gordo, ao qual se segue a recitação do rosário (18h30) e a eucaristia (19h00). A animação da noite fica a cargo do Grupo Etnográfico Santo António de Arenilha (21h00), do Rancho Folclórico do Azinhal (21h40) e da Academia de Baile Gracia Díaz (22h30).

São as comemorações religiosas, na igreja de Monte Gordo (18h30), que abrem o terceiro dia do programa festivo (6 de setembro, sexta-feira), onde se destaca o tributo a Marco Paulo, apresentado pelo artista Luís Guilherme, às 22h30. Nelson Santos (22h00) e Dj Cabeça (01h00) também atuam esta sexta-feira.

O desporto preenche a manhã e a tarde de sábado, 7 de setembro, com uma caça ao tesouro (11h00), o 3º Troféu em honra de Nossa Senhora das Dores (11h00), organizado pela Associação Escolas de Futebol Monte Gordo 2019, e o jogo de veteranos (17h00), que irá colocar frente a frente o G.D. Os Cuícos e o Veteranos Internacional de Almancil.

A noite de sábado fica marcada pela atuação do cantor Miguel Azevedo, que sobe ao palco pelas 23h00, depois da animação de Duo Reflexo (22h00). A partir da 01h00, é o Dj Chic_0 que continua a dar música ao público.

No domingo, 8 de setembro, a manhã começa com a alvorada, acompanhada pela Banda Musical da Associação Cultural de VRSA (8h00), e continua com os jogos tradicionais. Ao meio-dia, tem lugar a tradicional Corrida de Barcos a Remo, na Praia de Monte Gordo.

O ponto alto destas festas volta a ser a procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores, marcada para as 17h00, que irá percorrer o areal da praia de Monte Gordo, acompanhada pelos barcos de pesca, cujas buzinas anunciam a passagem do cortejo religioso que, ano após ano, reúne centenas de pessoas na freguesia.

Na noite de domingo, Rosinha (22h00) é a artista principal que trará a sua alegria contagiante à avenida marginal, através dos inúmeros sucessos musicais que constituem o seu repertório. Às 00h00, o grandioso espetáculo de fogo de artifício enche de brilho os céus de Monte Gordo que, de seguida, viaja para os anos 80 e 90 com o Dj Paulo Karussa (00h15).

As habituais cerimónias religiosas encerram as celebrações com a procissão das velas, no dia 14 de setembro (21h30) e a Missa em honra de Nossa Senhora das Dores, no dia 15 de setembro (10h30).

A Festa em Honra de Nossa Senhora das Dores é organizada pela Câmara Municipal de VRSA, pela Junta de Freguesia de Monte Gordo, pelo Grupo Desportivo «Os Cuícos», pela Associação Escolas de Futebol Monte Gordo, pelo Grupo Motard Índios, pela Paróquia de Monte Gordo, pela Associação de Mariscadores da Praia de Monte Gordo e pela Associação de Pesca Artesanal da Baía de Monte Gordo.