Neste sábado, dia 28, pelas 10h00, a Demonstração Gastronómica desafia o paladar de todos os visitantes do Mercado municipal com uma interpretação completamente Mediterrânica do Sushi Japonês. Neste verdadeira mostra de inovação, o Chef Abílio propõe um Sushi de vegetais, frutas da época e cavala.
Na perspetiva do Chef, o Sushi criativo mediterrânico, Made in Portugal aplica um conceito gastronómico baseado “na utilização de produtos locais e sazonais do Algarve, de forma criativa e contemporânea. É "o sushi" até para quem não gosta de sushi, "o sushi" para todos, muito fácil de confecionar em casa. Este conceito de sushi está intimamente ligado a hábitos de alimentação saudável e não utiliza peixe cru na sua confeção. Utilizamos produtos como: queijo fresco, fruta sazonal, xarém algarvio, cavala confitada, alfarroba, laranja e muitas ervas aromáticas do Algarve. Todos os ingredientes são representativos da Dieta mediterrânica.”
Na apresentação ao vivo deste conceito, no Mercado Municipal, o Chef Abílio utiliza produtos típicos, tais como a farinha de alfarroba, as cavalas, o azeite, o funcho, o requeijão, entre outros que prometem combinações irresistíveis.
Promovido por um conjunto de entidades a nível internacional, entre elas a Associação IN LOCO, o Projeto ENPI SlowMed tem por objetivos gerais:
Incentivar a preservação e conservação do património gastronómico, cultural e artístico do Mediterrâneo;
Promover o reconhecimento da gastronomia como uma forma de expressão cultural e artística de aproximação entre os povos do mediterrânico;
Estimular a cooperação económica, cultural e institucional no campo da Dieta, Cultura e Arte Mediterrânica.
Nota Biográfica
Chef Abílio Guerreiro (Chef do Local Working Group - Projeto SlowMed)
Abílio Guerreiro, 42 anos, formado em gestão e produção de cozinha da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, licenciado em Turismo pela Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve, Mestre em Marketing e Doutorando em Turismo (investigação em gastronomia e Dieta mediterrânica numa perspetiva económica e turística) pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. Desenvolveu a atividade profissional durante mais de 15 anos na área de marketing farmacêutico, tendo feito carreira internacional na área dos recursos humanos.
Chef e sócio das empresas Feel Food Chefs (Gourmet Catering Services, Events, Private cooking, cuisine workshops, show cooking, Gastronomic Counsulting & Marketing ) e Restaurante Mèm (cozinha criativa mediterrânica). Consultor em marketing gastronómico.
Por: CM S. Brás de Alportel