Já chegaram às lojas FNAC os sacos de papel. Com o objetivo de garantir um futuro mais sustentável, a FNAC vai progressivamente deixar de disponibilizar sacos de plásticos, apresentando soluções alternativas. Desta forma, para além dos sacos reutilizáveis de pano e tela, a empresa passa, a partir de agora, a substituir o plástico pelo papel.
Os novos sacos de papel da FNAC vão apresentar ilustrações
Inês Condeço, Diretora de Comunicação de FNAC Portugal, afirma que «ao disponibilizar três alternativas mais sustentáveis aos nossos clientes, a FNAC pretende não só eliminar o plástico, como estimular o resurso aos sacos reutilizáveis, como forma de reduzir o consumo. E mais ainda, com a adoção desta medida encontrámos novos caminhos para promover a cultura em Portugal».
A implementação desta mudança ecológica surge ligada à principal missão da FNAC: democratizar e promover a cultura nacional. Para isso, os sacos de papel irão cumprir o duplo objetivo de servir de montra para a promoção de novos talentos e contribuir para o financiamento de projetos de responsabilidade ambiental e cultural.
Para além de dar vida aos sacos da FNAC, Catarina Sobral, Leonor Zamith, Bernardo Carvalho e João Fazenda são também os membros do júri Novos Talentos FNAC Ilustração 2020, a nova categoria que irá juntar-se à Escrita, Música, Cinema e Fotografia na próxima edição do Concurso Novos Talentos FNAC, programa bandeira da FNAC para a promoção de jovens e desconhecidos talentos nacionais. Os vencedores na Ilustração terão a oportunidade de ver os seus trabalhos estampados nos sacos.
A FNAC transformou também esta medida ecológica num meio para angariar verbas para ajudar o financiamento de projetos dedicados à resolução de questões culturais, sociais e ambientais. Para isso, disponibiliza os sacos de papel ao valor de 10 cêntimos, dos quais 1 cêntimo reverte a favor da Cultura FNAC para o apoio de iniciativas de responsabilidade ambiental e cultural.
Para beneficiar deste apoio, os projetos interessados devem apresentar candidatura. Para começar, a FNAC vai apoiar o LOVING THE PLANET, uma plataforma global de comunicação, baseada na consciência, que promove a sustentabilidade em todos os sectores da vida, combatendo o desequilíbrio causado pelas inúmeras agressões à natureza e ao clima. Através dos fundos recolhidos, a FNAC vai ajudar este projeto a financiar um estúdio de produção.
Em https://www.fnac.pt/
Por: Adagietto