A Restauração da Independência de Portugal em relação a Espanha ocorreu há 384 anos, em 1640. Este momento histórico, celebrado a 1 de dezembro, tem um significado especial para a freguesia de Santo Aleixo da Restauração.
O povo de Santo Aleixo desempenhou um papel fundamental nas batalhas contra os espanhóis, um feito que é recordado e homenageado no monumento situado na Praça da Restauração, nesta freguesia do concelho de Moura, assim como no Monumento aos Restauradores, em Lisboa. 
As celebrações de 1 de dezembro, organizadas pela Câmara Municipal de Moura e pela União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração, visam destacar a bravura dos habitantes de Santo Aleixo nas lutas pela independência. 
Este ano, as comemorações têm início no dia 30 de novembro, às 21:00, com um concerto da Banda Filarmónica do Círculo Artístico Musical Safarense, na Igreja Paroquial de Santo Aleixo da Restauração. 
No dia 1 de dezembro, as festividades começam às 10:00, na Praça da Restauração, com a receção da Banda Filarmónica do Círculo Artístico Musical Safarense, seguindo-se, às 10:15, a cerimónia de Hastear da Bandeira. Pelas 10:30, terão lugar as intervenções de Francisco Candeias, Presidente da União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração, do Coronel Luís Albuquerque, historiador, e de Álvaro Azedo, Presidente da Câmara Municipal de Moura. 
Às 11:15, a Associação Companhia Livre realizará uma Recriação Histórica, encerrando-se as celebrações às 12:00, com um convívio popular com o Grupo Coral da Casa do Povo de Santo Aleixo da Restauração e com o Grupo Coral da Sociedade Recreativa Amarelejense.