
SÃO BRÁS DE ALPORTEL CELEBRA REVOLUÇÃO DOS CRAVOS COM ARTE, MEMÓRIA E PARTICIPAÇÃO DE TODOS
Ao longo do mês de abril, o Município de São Brás de Alportel está a convidar a comunidade a celebrar a Revolução dos Cravos de 1974 com uma nova etapa do Programa de Comemorações dos 50.ºAniversário de 25 de abril de 1974, repleto de cultura, memória, arte e participação cívica.
Cinco décadas após a madrugada que deu a liberdade ao povo português, o Município de São Brás de Alportel, sob coordenação da Comissão das Comemorações, com o envolvimento das forças vivas do concelho preparou uma evocação emotiva e intergeracional do 25 de Abril de 1974, com atividades para todas as idades e espaços que celebram a democracia conquistada.
Exposições, espetáculos, conversas e homenagens marcam este ciclo comemorativo.
Em destaque:
• Exposição “Abril a Várias Vozes” (desde o dia 7 de abril e até 2 de maio), na Biblioteca Municipal, que junta testemunhos de quem viveu a ditadura e perspetivas dos jovens de hoje.
• “Quando uma palavra vale mais de mil imagens”, exposição documental patente no Cineteatro Jaime Pinto, com curadoria da ALFA e da Associação Académica de Coimbra.
• “A Arte ao encontro da Liberdade”, uma mostra de pintura que junta alunos da Escola EB 2,3 e a Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, que será inaugurada pelas 10h30 de dia 26, e que ficará patente até ao mês de julho.
O mês fica também marcado pelas “Conversas com Sabor a Abril” que a Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro realiza no dia 22, para promover o diálogo entre gerações, bem como por mais uma viagem pela história da democracia, com uma edição especial do projeto "VATE", Vamos Apanhar o Teatro, uma parceria com a ACTA - A Companhia de Teatro do Algarve que convida a subir a bordo de um autocarro-Teatro para assistir à peça “Pingo a Pingo” dirigida a turmas do 1º ciclo.
O teatro e mesmo uma presença significativa nesta edição e por isso o mês termina, no dia 30, com a apresentação da peça “A Caixa”* que a Companhia do Sueste apresenta no São Brás Cineteatro Jaime Pinto a 30 de abril, pelas 21:30, numa iniciativa organizada pela associação Barro i Cal e que conta com o apoio do Município de São Brás de Alportel.
A véspera do Dia da Liberdade, 24 de abril, é celebrada no são Brás Cineteatro Jaime Pinto com o espetáculo da Escola de Dança Municipal “Passos de Liberdade”*, que sobe ao palco pelas 19:00 e com o momento mais aguardado: o concerto de Domingos e Amigos que tem início pelas 21:30, com entrada gratuita (e com ingressos que podem ser levantados na Galeria Municipal).
No dia 25 de Abril, as comemorações começam às 10h00 com a cerimónia protocolar de hastear da bandeira, com a colaboração da Banda Filarmónica de São Brás de Alportel e do Corpo de Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel. Seguir-se-á uma representação artística, com a colaboração do Grupo local "carolas" e a homenagem aos construtores da democracia, com a apresentação oficial da rua que recebeu o nome de António Chaves Pinto, primeiro presidente da primeira Comissão Administrativa após 25 de abril de 1974.
Seguir-se-á a Sessão Solene Comemorativa no Salão Nobre da Câmara Municipal.
Durante a tarde, no Complexo Municipal de Petanca, terá lugar uma nova edição da Taça Nacional de Localidades em Petanca, iniciativa do Município, com o apoio da Federação Portuguesa de Petanca.
À noite, o espetáculo musical “Mais Abril”, pelo Grupo Cante Andarilho, encerra o dia com música no São Brás Cineteatro Jaime Pinto.
O programa culmina a 30 de abril com a peça “A Caixa”*, da Companhia do Sueste.
As comemorações são organizadas pelo Município de São Brás de Alportel, em parceria com escolas, associações locais e a comunidade, sob coordenação da Comissão das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
* Bilhetes estão à venda a partir do dia 15 de abril na Galeria Municipal e no próprio dia do espetáculo na bilheteira do Cineteatro, uma hora antes dos espetáculos.
Os restantes momentos e espetáculos têm entrada gratuita.
Consulte o programa completo no site do Município.
