Novo ano, novos desafios, novas aprendizagens

Cumprindo uma tradição de há muitos anos, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel, em parceria com o Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas,  promoveu a sessão de receção aos professores e profissionais das escolas são-brasenses, assinalando o arranque do ano letivo 2025/2026.

Na sua intervenção, a Diretora do Agrupamento, Sónia Figueiredo, agradeceu o empenho de todos os profissionais docentes e não docentes que irão assegurar o novo ano letivo e juntamente com o executivo municipal homenageou a todos os que se reformaram após uma carreira totalmente dedicada a esta causa maior que é a educação.

Aos presentes, o Presidente da Câmara Municipal, Vítor Guerreiro, destacou o papel central da escola na formação de valores e na preparação das crianças e jovens para as profissões do futuro. Sublinhou que o Agrupamento continua a crescer, contando já com mais de 1.600 alunos, e frisou o empenho na continuidade de projetos de dinamização cultural, como “A Banda Vai à Escola”, no qual o município está empenhado na defesa da sua continuidade.

A vice-presidente da Câmara Municipal, com o pelouro da Educação, Marlene Guerreiro, referiu os trabalhos e projetos em curso, na preparação da abertura do novo ano letivo, entre os quais os investimentos nos novos Centros Técnicos Especializados, nas áreas da informática e da restauração, destacando ainda as obras de manutenção que ocorrem nas escolas e para as quais pediu a compreensão de todos por alguns constrangimentos nos primeiros dias. Exemplo disso, serão os trabalhos da primeira fase do Plano de Climatização das Escolas, que terá início já na próxima semana nas escolas do campo.

Assinalou ainda o crescimento demográfico do concelho, acima da tendência nacional, evidenciando novas necessidades ao nível das infraestruturas escolares. Nesse sentido, foram mencionadas as candidaturas apresentadas ao PRR para a ampliação da EB 2,3, ao PO Algarve 2030 para a ampliação do Jardim de Infância “Joaninhas”, bem como o pedido ao Ministério da Educação, para a construção de uma nova escola de 1.º ciclo.

No domínio do apoio aos alunos e famílias, foram destacados os serviços de acompanhamento psicológico, terapia da fala, bolsas de estudo para jovens no ensino superior e bolsas artísticas solidárias, entre outros. Foi igualmente sublinhado o Contrato Local de Desenvolvimento Social celebrado em parceria com a Santa Casa da Misericórdia, com a duração de três anos e com foco na infância e juventude.

“A comunidade educativa tem a missão de criar marcas positivas nos alunos, para a vida ”, afirmou Vitor Guerreiro que terminou a sua intervenção com uma mensagem de reconhecimento e de incentivo dirigida a todos os profissionais da comunidade educativa, reforçando o papel essencial que desempenham no sucesso escolar e no desenvolvimento das crianças e jovens do concelho.

 

CM SB Alportel