Neste âmbito, decorrem trabalhos de campo que consistem no levantamento sistemático e atualizado dos bens culturais existentes em todo o concelho. Um trabalho desenvolvido pelo Gabinete de Reabilitação Urbana do Município em parceria com o Gabinete Municipal de Arqueologia.
Os bens culturais, com caráter patrimonial a salvaguardar compreendem os bens culturais imóveis, integrando os bens arqueológicos, arquitetónicos e os conjuntos urbanos de interesse arquitetónico, histórico, paisagístico, arqueológico e geológico; bem como o património cultural imaterial.
Pretende o Município de São Brás de Alportel, através da elaboração da Carta do Património do Concelho, integrar uma das medidas de salvaguarda do património cultural existente e desenvolver ações para a sua preservação, salvaguarda e valorização.
O conhecimento e articulação do património cultural municipal é fundamental, no enquadramento estratégico dos vários atos de gestão e planeamento, incluindo nomeadamente o decurso da atual revisão do Plano Diretor Municipal.
Estima-se que esta fase de trabalhos de levantamento do património cultural do concelho decorra por um período de quatro meses, prevendo-se a sua concretização entre os meses de abril a julho do ano corrente, e a apresentação em breve dos seus resultados.
Por: CM de São Brás de Alportel