tendo elogiado o trabalho desenvolvido nos últimos três meses pelo Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve e pelo Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Algarve, o qual permite garantir uma resposta eficaz e eficiente do ponto de vista operacional de todos os serviços de Saúde da Região.
«O governo está em condições de garantir que o Algarve tem o seu Verão do ponto de vista da Saúde assegurado. Em termos operacionais os recursos estão no terreno. Este Conselho de Administração, em articulação com a ARS Algarve, tudo têm feito para atrair recursos necessários para o Algarve, e com as medidas implementadas têm, a pouco e pouco, mudado, de forma positiva, a imagem da Região em matéria de Saúde».
No decorrer da visita, o Dr. Manuel Delgado, acompanhado pelos membros do Conselho Diretivo da ARS Algarve e do Conselho de Administração do CHAlgarve, teve oportunidade de felicitar o novo diretor do serviço de neurocirurgia, que iniciou hoje funções, e de contactar com os novos profissionais de saúde das áreas de Ortopedia, Neurocirurgia e Urgência, tendo encontrado «profissionais dedicados e equipas bastante empenhadas em ultrapassar os constrangimentos verificados nos últimos anos», frisou o governante, destacando ainda as estratégias assumidas pelas entidades regionais de saúde para captação e fixação de profissionais de saúde e equipas médicas nestas especialidades mais carenciadas.
«Este trabalho começa já a dar seus frutos, saio daqui com uma visão muito mais otimista em relação a este Centro Hospitalar. O atual Conselho de Administração, com o total apoio da ARS Algarve e do Ministério da Saúde, têm conseguido mudar a imagem deste hospital, criando todas condições para resolver os problemas estruturais e organizacionais que afetaram esta unidade nos últimos anos, possibilitando a formação de equipas integradas num novo modelo de organização e disciplina», destacou.
De salientar que está em curso a abertura de novos procedimentos concursais para as diversas especialidades médicas, assim como, a possibilidade de celebração de contratos individuais de trabalho com os profissionais médicos que se mostrem interessados em ingressar no Centro Hospitalar do Algarve.
ARS Algarve disponibiliza 32 Postos de Enfermagem de Praia e Consulta do Turista a partir de 4 de julho
A partir da próxima segunda-feira, dia 4 de julho, a ARS Algarve, através de um protocolo de colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa, vai disponibilizar 32 Postos de Saúde de Praia distribuídos ao longo da costa algarvia, com o objetivo de assegurar cuidados de saúde de enfermagem e dar resposta a situações clínicas que possam ser tratadas no local, ou, em caso de necessidade, encaminhar o utente para uma unidade de saúde mais adequada. Á semelhança dos anos anteriores, os Postos de Saúde de Praia, com o horário de atendimento entre as 10h:30m e as 19h:30m, vão funcionar até ao dia 18 de setembro.
São realizados uma média cerca de dez mil atendimentos, durante os meses de Verão, nestes postos de praia, na sua grande maioria resolvidos e devidamente tratados no local pelo enfermeiro, evitando deslocações desnecessárias e funcionando, muitas vezes, como ponto de esclarecimento e triagem para o correto encaminhamento para o serviço de saúde mais adequado, diminuindo as «falsas urgências».
No mesmo âmbito, a ARS Algarve, em articulação com os três Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da Região, vai disponibilizar consultas do turista destinadas aos cidadãos que visitam o Algarve e que necessitam de cuidados de saúde na doença aguda não emergente ou outras para apoio a doença crónica, nas diversas unidades de saúde, nomeadamente, com o alargamento de horário de atendimento e reforço das consultas de atendimento complementar nos concelhos do litoral onde se regista habitualmente o maior afluência de turistas. As consultas do turista vão iniciar-se a 4 de julho nas unidades funcionais de saúde dos três ACES:
-
ACES Barlavento: Sagres; Alvor; Carvoeiro e Armação de Pêra.
-
ACES Central: Albufeira; Quarteira; Almancil e Olhão
-
ACES Sotavento: Tavira, Altura e Vila Real de Santo António.
Por ARS Algarve