O Secretário de Estado da Saúde, Manuel Teixeira, deslocou-se hoje, dia 28 de agosto, ao Algarve para presidir à inauguração do renovado espaço de internamento de Pediatria que, no passado mês de julho, foi alvo de obras de melhoria e remodelação.
Impulsionadas pelo Programa de Apoio Pediátrico da Fundação EDP, as obras levadas a cabo em prol da melhoria das condições assistenciais e de conforto deste serviço ascenderam a um investimento total de cerca de 300 mil euros, maioritariamente financiados pela Fundação EDP e comparticipado pelo CHAlgarve, o que correspondeu à maior verba disponibilizada pela Fundação EDP ao abrigo do deste Programa.
A sessão introdutória foi pautada pelo sentido reconhecimento e homenagem póstuma ao Dr. António de Almeida, falecido em meados deste mês, tendo sido amplamente elogiado por todos no seu percurso de vida, competências de gestão e carácter altruísta que o levaram a liderar empenhadamente este projeto de melhoria das alas pediátricas de hospitais do Serviço Nacional de Saúde. O Presidente do Conselho de Administração do CHAlgarve, Pedro Nunes, recordou de forma emocionada as ainda recentes reuniões com o Dr. António de Almeida, pedindo um minuto de silêncio em sua homenagem. Recorde-se que em maio passado o próprio procedeu à entrega de um ventilador de última geração oferecido à Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e Pediátricos do CHAlgarve, ao abrigo do mesmo Programa de Apoio Pediátrico que culminou na inauguração de hoje.
O Secretário de Estado da Saúde, Manuel Teixeira, elogiou o “importante contributo da Fundação EDP que permitiu requalificar transversalmente a unidade de internamento de Pediatria deste hospital” e elogiou ainda a “capacidade de regeneração contínua dos serviços que se vão renovando e adaptando às novas necessidades”, numa alusão às diversas intervenções e melhorias processadas um pouco por todas as unidade que integram o Centro Hospitalar do Algarve, identificando a título de exemplo as substanciais mudanças nas urgências gerais de Faro e Portimão ou ainda a substituição de equipamento técnico e clínico obsoleto.
A cerimónia de inauguração prosseguiu com a visita às renovadas instalações do Serviço de Pediatria, conduzida pelo Diretor do Departamento Materno Infantil do CHAlgarve, José Maio, e contou com as presenças do Diretor Geral da Fundação EDP, Miguel Coutinho, do Presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, do Presidente da ARS Algarve, João Moura Reis, e do Diretor-Geral da Saúde, Francisco George.
As intervenções estruturais realizadas foram confirmadas in loco pela comitiva, sendo notórias as melhorias processadas no internamento pediátrico, cuja construção original data de 1979, e que vieram complementar os investimentos que têm vindo a ser realizados pela instituição ao longo dos anos.
Com uma média anual de cerca de 1.300 internamentos, a partir deste momento, os bebés, crianças e jovens que tenham necessidade de ficar internados no hospital de Faro poderão contar um espaço agradável e mais funcional, capaz de suavizar a sua estadia na unidade hospitalar.
Por CHAlgarve