Estudante da Universidade do Algarve seleccionado para programa de formação na sede mundial da Huawei

Alexandre Moreira Farias representa o Algarve em formação internacional na China

Programa "Seeds for the Future" celebra uma década em Portugal, consolidando o investimento da Huawei na capacitação da próxima geração

A Huawei Portugal lançou a edição de 2025 do programa "Seeds for the Future", uma iniciativa que reafirma o compromisso com o desenvolvimento de talentos e o futuro digital de Portugal. Dez estudantes universitários portugueses partiram no dia 19 de julho para uma semana de imersão tecnológica na China, onde se encontram a explorar o universo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Entre os selecionados, destaca-se Alexandre Moreria Farias, da licenciatura em Engenharia de Sistemas e Tecnologias, aluno da Universidade do Algarve, que embarcou este sábado rumo a Dongguan e Shenzhen, para uma experiência transformadora no centro da inovação tecnológica global.

Lisboa acolheu o evento de lançamento deste programa, onde os alunos selecionados se conheceram e foram apresentados publicamente, com a presença de representantes de algumas das instituições de ensino superior a que pertencem, bem como parceiros e profissionais da Huawei Portugal.

Diogo Madeira da Silva, Diretor da empresa com o pelouro da Responsabilidade Social para Portugal, deu as boas-vindas aos presentes, sublinhando a relevância do programa para o ecossistema tecnológico nacional. "Este ano celebramos uma década de 'Seeds for the Future' em Portugal, um programa que, desde 2015, contribuiu para a formação e capacitação de mais de 100 jovens talentos do nosso País”.

Wu Hao, CEO da Huawei Portugal, reforçou o investimento da empresa no talento português e no desenvolvimento do País. "A Huawei tem uma presença consolidada em Portugal, com mais de duas décadas de investimento e uma equipa composta maioritariamente por talento português” referiu. Saudando os estudantes e as entidades parceiras, Wu Hao expressou: “Dou as boas-vindas aos alunos. Só o estarem neste lote de selecionados já é o reconhecimento da qualidade do seu talento. Agradecemos a todas as instituições de ensino com quem cooperamos e esperamos que esta colaboração continue a contribuir cada vez mais o futuro de Portugal.”

Para testemunhar o impacto transformador do programa, Clara Aidos, participante de uma edição anterior do "Seeds for the Future" e também beneficiária do programa de bolsas de estudo da Huawei em parceria com o .PT, partilhou a sua história e a forma como estes programas influenciaram a sua vida. "A Huawei é impactante e o 'Seeds for the Future' é prova disso. A Huawei plantou a semente do meu crescimento", afirmou Clara Aidos. A profissional, formada no Instituto Politécnico de Castelo Branco referiu que "gostava que a empresa continuasse a regar as sementes talentosas de Portugal, os bons alunos, e que tenhamos cada vez mais jovens a querer ficar em Portugal e a deixar cá o seu talento."

Os dez alunos selecionados para esta edição representam instituições de ensino superior de norte a sul do país. Além do que representa a Universidade do Algarve, estão na sede da Huawei durante esta semana alunos do Instituto Politécnico da Guarda, da Universidade de Aveiro, do Instituto Politécnico de Leiria, da Universidade Autónoma de Lisboa e do Instituto Superior Técnico. Esta diversidade de proveniência académica sublinha a abrangência e o alcance do programa na identificação de talentos a nível nacional.

O programa oferece uma experiência de formação abrangente, onde os estudantes terão a oportunidade de assistir a aulas e palestras sobre as mais recentes tendências em TIC (como Inteligência Artificial, 5G e Cloud), visitar centros de inovação e outras empresas tecnológicas, bem como participar em sessões "Tech4Good" focadas na utilização da tecnologia para a resolução de desafios sociais e ambientais, incentivando a inovação com propósito.

De acordo com a Huawei, o "Seeds for the Future" é um investimento estratégico no capital humano de Portugal, alinhado com a visão da empresa de construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Ao capacitar a próxima geração de líderes digitais, a Huawei não só contribui para o avanço tecnológico do País, como fortalece as pontes de cooperação internacional e promove um futuro onde o talento português pode florescer e inovar.

 

Por: Burson