Lucas Lopes foi o melhor entre os representantes da Seleção Nacional de Sub-23 na segunda etapa do Grande Prémio das Nações, na Polónia.

O jovem luso foi 27.º num dia muito duro, marcado pelo frio e chuva intensa.

A etapa de 143,3 quilómetros, entre Jarosław e Arłamów, foi decidida graças a um ataque numa altura em que vários dos ciclistas estavam a abastecer-se. Lucas Lopes manteve-se no grupo perseguidor e, depois de um corte causado por uma queda na descida antes da subida final, acabou por chegar em 27.º, a 1m45s do italiano Ludovico Maria Mellano.

Entre os restantes representantes da Seleção Nacional, Duarte Domingues foi 36.º, a 2m05s, Tiago Santos foi 86.º, a 11m11s, e João Martins foi 118.º, a 11m12s. Nas contas da geral, Lucas Lopes subiu a 27.º, a 1m55s da liderança, mas apenas a cerca de 20 segundos de entrar nos quinze primeiros. Duarte Domingues é 39.º (2m15s), Tiago Santos 86.º (11m21s) e João Martins 94.º (11m22s).

“A etapa foi muito dura, com muito frio e chuva. Foi um dia terrível para todos. Houve um grupo que aproveitou uma zona de abastecimento para atacar e não conseguimos reagir logo. O Lucas foi sempre no grupo principal, que ainda apanhou alguns dos fugitivos. Na parte final, houve uma queda na descida antes da última subida, que partiu o grupo, e o Lucas acabou por chegar em 27.º”, explica José Poeira.

“As próximas etapas também vão ser difíceis, com chegadas em alto no mesmo local, mas com subidas diferentes nesta zona montanhosa. Apesar de termos perdido algum tempo, o Lucas Lopes não está longe dos 20 primeiros, e esse é o nosso objetivo, para somarmos pontos importantes”, conclui o Selecionador Nacional de Estrada.

O Grande Prémio das Nações prossegue esta sexta-feira, com a terceira e penúltima etapa. Será uma tirada de 146,9 quilómetros, com partida em Lesko e nova chegada em alto no Hotel Arłamów. Pelo meio, muito sobe e desce que promete acentuar as diferenças na luta pela classificação geral.

 

FP Ciclismo