No dia de encerramento da iniciativa, António Miguel Pina visitou os stands das diversas instituições presentes, entregou os prémios do concurso de cartazes alusivos ao tema da Semana da Criança e do Ambiente e aproveitou ainda para contactar com as muitas crianças que se encontravam no Jardim Pescador Olhanense.
“Todas as iniciativas que sensibilizem os mais pequenos para a causa da proteção ambiental são sempre bem-vindas. Quando, como é o caso da Semana da Criança e do Ambiente, essa sensibilização se faz de forma lúdica, enquanto as crianças se divertem, melhor ainda. É aí que reside o sucesso desta iniciativa que, ano após ano, conta com uma equipa magnífica para a pôr no terreno”, referiu o autarca.
Durante quatro dias, o Jardim Pescador Olhanense transformou-se num parque infantil gigante para receber a visita das mais de 3 mil crianças dos jardins de infância e 1º ciclo do concelho.
Não faltaram os insufláveis, palhaços, malabaristas, teatro, e os mais pequenos tiveram, ainda, oportunidade de desfrutarem de passeios a bordo do Caíque Bom Sucesso e da lancha da Autoridade Marítima.
A edição de 2017 da Semana da Criança e do Ambiente de Olhão contou com a presença de inúmeras entidades, nomeadamente a ALGAR - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, o Instituto Nacional de Emergência Médica, a Associação Ambientalista Quercus, a Agência Portuguesa do Ambiente, a Águas do Algarve, a Autoridade Marítima Nacional, a Biblioteca Municipal José Mariano Gago, os Bombeiros Municipais de Olhão, os Centros de Ciência Viva de Faro e Tavira, o Museu Municipal de Olhão, o Centro de Saúde de Olhão, a Polícia de Segurança Pública, o Parque Natural da Ria Formosa e o RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens.
No que diz respeito ao concurso lançado junto das escolas, onde era pedida a elaboração de um cartaz alusivo ao tema do certame, “A Minha Terra, O Meu Planeta”, o primeiro prémio foi conquistado pela turma 2º BC da Escola E.B. 1 da Cavalinha.
O segundo lugar foi conquistado pela turma 1º A da Escola E.B. 1 Nº 5, e o terceiro pelo jardim de infância Porta Mágica.
Todos os premiados foram contemplados com vales, destinados à compra de material escolar para os respetivos estabelecimentos de ensino.
Por: CM Olhão