As celebrações em honra da Nossa Senhora da Orada, padroeira dos pescadores de Albufeira terão lugar já a partir de hoje, numa organização da Fábrica da Igreja Paroquial de Albufeira, com o apoio do Município. Um programa que combina religião e música, perpetuando este culto ancestral.

No dia 14, dia da Senhora da Orada, há Eucaristia Vespertina da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, seguida da Procissão até ao cais de embarque em direção ao mar, com a imagem da Senhora da Orada a guiar os barcos. À noite, a animação fica a cargo de Maria Inês Graça e dos bailarinos Cristiana Jesus e Alegre, ao que se seguirá fogo-de-artifício. Anualmente, esta Festa atrai milhares de devotos e turistas à cidade.

A Festa em honra da Nossa Senhora da Orada é uma das mais antigas tradições religiosas do concelho, havendo registos da Chancelaria de D. José, datada de 21 de março de 1766, para que se realizasse uma feira franca aquando da celebração da fé em Senhora da Orada de Albufeira, “durante três dias em cada ano”.
Um conjunto de cerimónias religiosas evidenciam a devoção à padroeira dos Pescadores de Albufeira, decorrendo de hoje e até 15 de agosto as respetivas celebrações. O dia 14 de agosto pauta-se por ser o expoente máximo da fé, da tradição e da beleza, com a procissão pelas ruas e pelo mar. 
 
O programa das festividades inicia-se com a Procissão em honra de Nossa Senhora da Orada, num percurso da Ermida à Igreja Matriz, no dia 7 de agosto, às 21h00. Na Igreja Matriz acontece, de 8 e a 11 de agosto, a Oração de Terço do Rosário, às 18h00, e a celebração da Eucaristia votiva de Nossa Senhora, às 19h00. No dia 12 de agosto, está agendada a Procissão das velas em honra da Nossa Senhora da Orada, às 21h00, precedida pela Eucaristia votiva de Nossa Senhora, às 19h00, e no dia 13 de agosto, acontece a Celebração Mariana, às 21h30.
 
No dia da Senhora da Orada, dia 14, às 17h30, terá lugar a Eucaristia Vespertina da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, seguida de procissão até ao cais de embarque em direção ao mar, onde a imagem da Padroeira percorre a costa de Albufeira, enquanto os crentes pedem proteção à Virgem. 
Neste dia, às 22h00, o dia é assinalado com o Concerto de Maria Inês Graça, na Praça dos Pescadores, acompanhada no palco pelos bailarinos Cristiana Jesus e Cláudio Alegre. A noite termina com uma sessão de fogo de artifício. 
Maria Inês Graça estreou-se no mundo da canção em 2002, com doze anos de idade, no programa televisivo “Bravo Bravíssimo”, no Coliseu dos Recreios e desde então definiu o seu trajeto de vida, tendo atuado pela Europa e pelo resto do mundo, encontrando-se, neste momento, em gravações para um novo trabalho a solo. Maria Inês Graça Fez parte de diversas formações musicais, nomeadamente da banda de rock “Íris”, onde gravou três álbuns e inúmeros espetáculos ao vivo. No final de 2018, gravou o seu primeiro disco a solo, intitulado “Origem”, disponível em todas as plataformas digitais e foi semifinalista do programa televisivo The Voice Portugal 2021/2022 tendo como mentor António Zambujo. 
 
Refira-se que o último dia, 15 de agosto, está reservado para a Eucaristia da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, às 19h00. As celebrações em homenagem à Senhora da Orada são organizadas pela Fábrica da Igreja Paroquial e pelo Município de Albufeira.