Nos primeiros seis meses de funcionamento o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social já chegou a quase 180 processos, estando perto de 100 em fase de acompanhamento.

Resultado que a autarquia aponta como positivo no apoio dado à comunidade são-brasenses, particularmente aos cidadãos que atravessam momentos mais delicados das suas vidas

O Município de São Brás de Alportel traça um balanço muito positivo do primeiro semestre do novo Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social que a Câmara Municipal lançou ao abrigo do processo de descentralização de competências do Governo e que foi assumido na área social a 3 de abril deste ano.

Desde abril, já foram realizados 176 atendimentos: entre atendimentos presenciais, telefónicos e encaminhamentos, bem como articulações para outros serviços, estando perto de uma centena ativos e em processo de acompanhamento por parte do serviço de ação social.

“Com mais esta área de competência, são muitos e complexos os desafios com que nos defrontamos, nos Serviços Sociais, para ajudarmos quem mais precisa”, explica a vice-presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Marlene Guerreiro, responsável pelo pelouro da Ação Social.

“É muito positivo o balanço que fazemos deste primeiro semestre desde novo serviço que antes cabia à Segurança Social, pois permite-nos dar melhor resposta, através dos nossos serviços sociais, dado o conhecimento da realidade e a capacidade de articular com todas as entidades locais, num trabalho em rede que é fundamental”, prossegue.

Este serviço que funciona no Centro de Apoio à Comunidade, onde funcionam os Serviços Sociais da autarquia assegura o atendimento e acompanhamento social de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, incluindo os beneficiários do Rendimento Social de Inserção e o atendimento em situação de emergência social.

O Centro de Apoio à Comunidade, localizado na Rua Serpa Pinto, n.º28, funciona de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00. Os atendimentos para o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social decorrem às terças-feiras, das 9h00 às 13h00, e às quintas-feiras das 14h00 às 17h00, mediante marcação prévia presencial ou através dos contactos: 289 840 020 / saas@cm-sbras.pt.