Com este acréscimo de duas horas e meia o Serviço de Imunohemoterapia pretende ir ao encontro das necessidades dos dadores, potenciando o aumento das dádivas de sangue. "Como forma de dar resposta aos nossos dadores, que constantemente nos dizem que o horário de funcionamento atual (8:30-13:00 e 14:00-15:30) é pouco abrangente, fizemos um esforço e reunimos as condições necessárias ao alargamento do horário das colheitas", explica Cármen Rey, médica responsável pelo Serviço de Imunohemoterapia da Unidade de Portimão/Lagos.
A unidade de Portimão recebe uma média de 350 dádivas por mês, o que por vezes é insuficiente para manter o stock desejável. "Por exemplo, uma cirurgia ortopédica pode levar em média até 2-3 unidades de sangue, e se recebermos um politraumatizado chegam a ser necessárias mais de 10 [unidades de sangue]", reforça Cármen Rey.
Para além do horário semanal, na Unidade de Portimãos são ainda realizadas colheitas no primeiro domingo de cada mês, entre as 9:00 e as 12:30 horas. Também o Serviço de Imunohemoterapia do Hospital de Faro realiza colheitas de sangue extraordinárias no próprio serviço ou em deslocações ao exterior, mediante calendarização prévia. (consulte aqui o calendário)
Horário semanal de recolha das dádivas benévolas de sangue nas suas três unidades:
Lagos - todas as quintas-feiras das 9:00 às 13:00
Faro - de segunda a sexta-feira das 8:30 às 13:00 e das 15:00 às 17:00
Portimão - de segunda a sexta-feira entre as 8:00 e as 17:00