14 estreias em Cinema, Música, Teatro e Televisão ao longo de 2023

A Servilusa, empresa funerária de referência no mercado nacional destaca que reforçou, em 2023, o seu compromisso de vários anos com a produção cultural em Portugal, renovando o seu apoio a cerca de duas dezenas de projetos criativos, ao longo de todo o ano. Em resultado destas parcerias, entre os meses de janeiro e dezembro, registaram-se um total de 14 estreias, em Portugal, produções apoiadas pela Servilusa, nas áreas de Cinema, Música, Teatro e Cinema, entre muitas outras.

A Servilusa tem sido parceira habitual das produtoras do setor audiovisual e cultural, em centenas de iniciativas na área da criação, em Portugal, na última década. Nestes anos a Funerária prestou apoio regular através da cedência de material para adereços de filmagens, viaturas, e até mesmo participação dos seus Colaboradores, para figuração ou como consultores em questões de protocolo e de procedimento funerário, junto das equipas de produção e de realização.

Paulo Carreira, o diretor geral de negócio da Servilusa, salienta a propósito deste compromisso: «reconhecemos a importância da Cultura para a sociedade, por esse motivo é com muito orgulho que apoiamos a produção destas iniciativas, em Portugal». O mesmo responsável garante que «a Empresa está e estará sempre disponível para apoiar novas parcerias e oportunidades para promover a produção cultural e os criativos portugueses, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do setor e para valorização da nossa identidade cultural».

Duas estreias em Teatro

Durante o ano passado a Servilusa apoiou duas produções de teatro, ambas com temporada de estreia em 2023 e segunda temporada já iniciada em 2024.

O espetáculo O FIM, produzido pela Momento, que aborda temas como a Velhice, Morte, Finalidade, Vida e Esperança, estreou em Ponte de Lima, em maio de 2023, e terminou a primeira temporada em junho, em Vila Nova de Famalicão. A segunda temporada esteve em Lisboa, no Teatro Municipal S. Luiz, já em fevereiro de 2024.

A segunda peça apoiada foi a “Casa dos Pais”, da companhia de teatro A Turma, uma cocriação multimédia de António Afonso Parra e Luís Araújo, com vídeo do realizador Tiago Guedes e interpretações de Albano Jerónimo, Luís Araújo e de Carla Maciel. A “Casa dos Pais” estreou no Porto, em setembro de 2023, e a segunda temporada tem várias datas, de norte a sul, em Faro, a partir de maio de 2024.

Três estreias em Cinema

A primeira estreia das produções apoiadas pela Servilusa, na categoria de Cinema, foi o filme “Índia”, realizado por Telmo Curro: uma longa-metragem que narra as desventuras de um guia turístico e da sua família, em Lisboa, e foi premiado em maio de 2023, na 20ª edição do festival de cinema independente IndieLisboa 2023, com o “Prémio Universidades”. O Filme teve uma antestreia no festival internacional de cinema de São Paulo, Brasil, em 2022, e estreou nos cinemas comerciais em Portugal em novembro de 2023.

Mais adiante, no verão, estreou nas salas portuguesas outro filme produzido com apoio da Servilusa: «Pôr do Sol: O mistério do colar de São Cajó», do realizador Manuel Pureza, foi o filme nacional mais visto nos cinemas em 2023, com perto de 119 mil espetadores, sendo mais de 44 mil na primeira semana de exibição, no início de agosto!

Quatro estreias em Televisão e streaming

Janeiro de 2023 arrancou com duas estreias de séries de televisão produzidas com o apoio da Servilusa. A primeira, uma mini série de três episódios, baseada na vida do cantor e apresentador de TV Marco Paulo, no dia 1 de janeiro. Produzida pela Coral Europa, estreou na SIC e ficou também disponível para assinantes da plataforma OPTO.

Duas semanas depois, estreou na RTP1 uma série de seis episódios, adaptada para televisão com base no romance homónimo de Eça de Queirós, «O Crime do Padre Amaro». Uma produção da Volf Entertainement com realização de Leonel Vieira, que ficou igualmente disponível na Internet, na plataforma RTP Play.

Duas estreias na Música

A Servilusa apoiou a produção de dois vídeos musicais de Ana Lua Caiano, “Se dançar é só depois” e “Deixem o morto morrer”, que estrearam, respetivamente, em abril e em novembro de 2023, retomando uma experiência anterior, de 2020, com o apoio prestado na produção do vídeo da estreia a solo de Pedro de Tróia, “Nunca falo demais”.

Três estreias em produções não comerciais

No âmbito da sua política de responsabilidade social, com o objetivo de melhor se integrar e devolver à comunidade onde se insere um pouco do que esta lhe oferece, pela sua atividade empresarial, a Servilusa apoiou ainda outras produções que tiveram a sua estreia em 2023, na área do ensino e formação, no ano letivo de 2022/23:

A produção do filme, o «Para Sempre Cá», um trabalho final de semestre, realizado por Alunos de cinema da Escola Superior de Teatro e Cinema, que foi apresentado no Cinema São Jorge, Lisboa, em junho de 2023.

O filme "Sete Palmos Acima", uma curta metragem escrita, produzida e interpretada pelos Alunos ano do Curso de Formação de Atores da AMA, escola de formação de atores, especializada em representação para Cinema e Televisão.

E, finalmente, a Servilusa também apoiou a produção da Campanha de Natal 2023 e Ano Novo, de prevenção rodoviária, da ANSR, que teve como mote O melhor presente é estar presente.

 

Unimagem