A divulgação do protocolo teve lugar na manhã de hoje, pelas 10:30 horas, nas instalações da Câmara Municipal de Albufeira, e a apresentação foi conduzida pelo presidente da autarquia, José Carlos Rolo, e Pedro Figueiredo, responsável pela contratação pública da NOS.
O objetivo deste protocolo é contribuir para a inovação tecnológica e promoção de uma política de cidade mais inovadora, próxima dos cidadãos e relevante para desenvolvimento local. “Esta APP significa que vamos ter um espaço onde os cidadãos poderão comunicar com a Câmara Municipal no sentido de transmitir uma ocorrência”. O autarca acrescentou ainda que “fugas de água e ruturas são as questões que mais surgem” nesta fase inicial, assim como os “buracos na estrada”.
"Não nos podemos esquecer do próximo Quadro Comunitário de Apoio e do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, instrumentos que implicam novos financiamentos que temos que saber aproveitar ao máximo, com vista a alavancar a economia e a melhorar a qualidade de vida dos residentes e de quem nos visita. Para o efeito já estamos a trabalhar em força no Plano Estratégico Albufeira 2030", destacou o presidente da Câmara Municipal de Albufeira. Durante o processo o munícipe será informado acerca da resolução do mesmo.
Esta aplicação vai permitir que os cidadãos sejam elementos “ativos” na gestão da cidade, considera ainda José Carlos Rolo. “Estamos satisfeitos com esta parceria, mas é necessário que exista comunicação” e “pessoas inteligentes, smart pessoas”.
O autarca esclareceu ainda que a plataforma Smart City começou a funcionar em maio de 2020, numa fase experimental, estando agora finalmente em condições de ser disponibilizada ao público. Refira-se que a utilização é bastante simples, o utilizador deverá efetuar o registo na plataforma que dá acesso à aplicação e para reportar a ocorrência, basta indicar no mapa o local, tipificar a situação e anexar uma fotografia para ilustrar.
Pedro Figueiredo apresentou o projeto das SmartCity, caracterizando-o como algo que existe “há cinco anos” a nível nacional. Para o responsável da NOS, é importante “fazer uma gestão de serviço 24 horas por dia e 7 dias por semana no online”. Este projeto utilizará a rede 5G, que garante “uma grande propagação de dados”.
“A NOS faz isto há muitos anos. Tem uma sala de gestão onde tem ligados cerca de 7 milhões de equipamentos, que estão constantemente a transmitir para a nossa sala de convergência”. Estes equipamentos geram 60 mil eventos por segundo, algo que era “impossível ao olho humano, e entra aqui a importância das Smart City, que nos vão ajudar a agir rapidamente”.
As APP's interativas como esta reforçam a ligação entre autarquias e cidadãos, sistemas de gestão de água, eletricidade e resíduos, modernização administrativa e redução de custos operacionais.
Até ao momento, o Município de Albufeira tem registado algumas ocorrências, mesmo sem a aplicação estar disponível para o público. O dia de hoje marca a entrada do público neste projeto, que revela uma evolução tecnológica da cidade de Albufeira.
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Por: Filipe Vilhena