O Sporting, bicampeão nacional e detentor da Taça de Portugal, e o Benfica vão disputar na quinta-feira, no Algarve, o primeiro troféu da época futebolística 2025/26, na 47.ª edição da Supertaça Cândido de Oliveira, que vai desempatar os rivais.

Sporting e Benfica chegam ao primeiro jogo oficial da nova época no futebol português empatados com nove Supertaças cada, longe do recordista FC Porto (24), e também com dois triunfos cada em embates diretos, com a próxima partida a servir para dar vantagem a um dos rivais lisboetas.

O Benfica conquistou o troféu pela última vez em 2023, com um triunfo frente ao FC Porto (2-0), enquanto o Sporting venceu em 2021, com um 2-1 frente ao Sporting de Braga. Na época passada, os ‘leões’ foram batidos pelo FC Porto por 4-3, após prolongamento, num jogo em que estiveram a ganhar por três golos de vantagem.

Os ‘leões’, orientados por Rui Borges, até podem ser considerados favoritos, depois dos troféus conquistados na época passada, mas a saída do avançado sueco Viktor Gyökeres faz levantar algumas dúvidas.

Gyökeres, grande figura do Sporting nas duas últimas épocas, saiu para os ingleses do Arsenal por uma verba recorde no clube de 65,8 milhões de euros fixos, depois de muita polémica, que levou mesmo o dianteiro a não se apresentar ao trabalho com a equipa.

Sem o nórdico, que marcou 97 golos em 102 jogos pelo clube, Rui Borges tem também ensaiado uma equipa num esquema diferente de quatro defesas, depois de várias épocas em que os ‘verde e brancos’ utilizaram um modelo de três defesas centrais, implementado com sucesso por Ruben Amorim.

Já o Benfica chega a esta partida com o técnico Bruno Lage pressionado para ganhar títulos, depois de ter arrebatado na época passada a Taça da Liga, numa final frente aos ‘leões’ decidida nos penáltis, mas de ter deixado fugir o campeonato e a Taça de Portugal para o rival lisboeta.

O Benfica também viu sair alguns jogadores importantes, casos do argentino Ángel Di Maria e do turco Orkun Kökçü, além da lesão grave de Bruma no particular frente ao Fenerbahçe, que o vai afastar da competição durante muito tempo.

Baixas certas para o primeiro jogo oficial da temporada são também o dinamarquês Alexander Bah e Manu Silva, que ainda recuperam de lesões graves sofridas na temporada transata.

Para colmatar as saídas e reforçar o plantel, os ‘encarnados’ têm estado ativos no mercado de transferências, tendo já assegurado as contratações de Samuel Dahl, que esteve cedido na época passada pela Roma, Rafael Obrador (ex-Real Madrid), Amar Dedic (ex-Salzburgo), Enzo Barrenechea (ex-Aston Villa) e Richard Ríos (ex-Palmeiras), a contração mais cara do clube.

Dahl, Dedic, Barrenechea e Ríos são apontados ao ‘onze’ dos ‘encarnados’, enquanto no Sporting não é esperado que nenhum dos reforços seja utilizado de início por Rui Borges, técnico que não perdeu nenhuma partida nas competições internas desde que chegou ao clube em dezembro de 2024, com exceção do desempate por penáltis da Taça da Liga.

Os ‘leões’ contrataram, até ao momento, o georgiano Giorgi Kochorashvili (ex-Levante, Esp), o brasileiro Alisson Santos (ex-União de Leiria) e João Virgínia (ex-Everton, Ing), reforços que devem começar o jogo no banco.

Já o colombiano Luís Suárez (ex-Almería) apenas foi oficializado na segunda-feira e, se estiver nas opções, deve começar no banco, com o ataque entregue a Conrad Harder, novo herdeiro da camisola nove dos ‘leões’.

Ausentes por lesão estão Daniel Bragança e Nuno Santos, de fora há vários meses e ainda a recuperarem de lesão.

As duas equipas voltam a encontrar-se no arranque da nova época, depois de também terem fechado a anterior, na final da Taça de Portugal que o Sporting venceu por 3-1, após prolongamento, que originou diversas críticas e tomadas de posição do Benfica em relação à arbitragem, tendo mesmo apresentado queixas junto do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.

Os respetivos processos, a que se juntaram outros sobre os festejos no jogo da última jornada do campeonato frente ao Vitória de Guimarães, deram origem a castigos para os ‘leões’ Matheus Reis (cinco jogos), Geovany Quenda (dois jogos) e Debast (um jogo).

O Sporting recorreu para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) com uma providência cautelar, que já foi aceite nos casos de Quenda e Debast, estando ambos disponíveis para a partida de quinta-feira.

Já Matheus Reis ainda aguarda pelo resultado do recurso para saber se pode estar às ordens de Rui Borges.

Outro dos dados que originou polémica foi a data da Supertaça Cândido de Oliveira, tendo em conta que o Benfica acabou a época mais tarde, devido à presença no Mundial de clubes, e defronta os franceses do Nice, em 06 e 12 de agosto, na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, sem o já adiado jogo da primeira jornada da I Liga.

Os ‘encarnados’ apenas se apresentaram ao trabalho no dia 14 de julho, depois de um curto período de férias do plantel orientado por Bruno Lage, que jogou a última partida nos Estados Unidos no dia 28 de junho. Já o Sporting está a trabalhar desde o dia 01 de julho.

A Supertaça Cândido de Oliveira disputa-se na quinta-feira, pelas 20:45, no Estádio Algarve, em partida que vai ser dirigida por Fábio Veríssimo, da associação de Leiria.


Supertaça: Sporting e Benfica vão desempatar no palmarés e em confrontos entre si

 

O Sporting e o Benfica vão desempatar entre si o palmarés da Supertaça Cândido de Oliveira em futebol, no qual contam com nove troféus, bem como o registo de títulos decididos entre os dois rivais, dois cada.

Numa lista liderada à distância pelo FC Porto, com 24 conquistas, os dois clubes lisboetas dividem o segundo posto do ranking com nove triunfos, sendo que os 'leões', campeões nacionais e vencedores da última edição da Taça, apenas perderam três das 12 finais disputadas.

Por seu turno, o Benfica, vice-campeão nacional e finalista da última edição da Taça, saiu derrotado em 13 das 22 finais disputadas.

No confronto entre os dois rivais lisboetas há uma igualdade a dois, pelo que a final do próximo dia 31 de julho, no Estádio Algarve, vai desempatar o segundo lugar do ranking.

Numa prova disputada desde 1978/79, que teve o Boavista como primeiro vencedor, quando derrotou na final o FC Porto, o Benfica adiantou-se ao Sporting, quando venceu a segunda edição, na altura com jogos disputados na casa dos dois finalistas.

Na primeira partida, disputada em 10 de setembro de 1980 no antigo estádio José Alvalade, registou-se um empate 2-2, com Jordão a resgatar um empate para os 'leões', com golos aos 58 minutos, este de grande penalidade, e 66, respondendo aos tentos de Carlos Manuel, aos 11, e de César, aos 44.

O mesmo Jordão colocou, em 29 de setembro, o Sporting a vencer em casa dos 'encarnados', aos 22 minutos, de grande penalidade, mas as 'águias' responderam e viraram com tentos de Nené, aos 43, e de Vital, aos 86.

O Sporting respondeu sete anos depois, na temporada 1986/87, com dois triunfos, primeiro na Luz por 3-0, com golos de Edmundo, aos 20, na própria baliza, Silvinho, 72, e Paulinho Cascavel, 78, e depois por 1-0 em Alvalade, com um tento de Silvinho, aos 20.

Os dois rivais só voltaram a encontrar-se na decisão de 2014/15, desta feita a um só jogo e já no Estádio Algarve, tendo os 'verde e brancos' aproveitado para se adiantarem no confronto com os 'encarnados', numa decisão resolvida com um golo solitário do peruano André Carrillo, aos 53 minutos.

Quatro anos depois, o Benfica voltou a empatar as contas particulares entre os dois clubes de Lisboa, novamente no Estádio Algarve, numa goleada por 5-0, marcada com os tentos de Rafa (40), Pizzi (60 e 75), Grimaldo (64) e Chiquinho (90).

 

- As quatro edições decididas entre Sporting e Benfica:

- Época 2018/19:

04/08/19            Faro/Loulé          BENFICA - Sporting, 5-0

 (Rafa 40, Pizzi 60, 75, Grimaldo 64, Chiquinho 90)

- Época 2014/15:

09/08/15            Faro/Loulé          Benfica - SPORTING, 0-1

 (André Carrillo 53)

- Época 1986/87:

19/12/87            Alvalade                              SPORTING - Benfica, 1-0

 (Silvinho 20)

06/12/87            Luz                                         Benfica - Sporting, 0-3

 (Edmundo 20 pb, Silvinho 72, Paulinho Cascavel 78)

- Época 1979/80:

29/10/80            Luz                                         BENFICA - Sporting, 2-1

 (Nené 43, Vital 86/ Jordão 22 gp)

10/09/80            Alvalade                              Sporting - Benfica, 2-2

 (Jordão 58 gp, 66/ Carlos Manuel 11, César 44)

- Balanço:

Edições: 4.

 Títulos do Sporting: 2.

 Títulos do Benfica: 2.

Jogos: 6.

 Vitórias do Sporting: 3.

 Vitórias do Benfica: 2.

 Empates: 1.

 Golos do Sporting: 8.

Golos do Benfica: 9.

 

Lusa