A seleção portuguesa masculina de futebol de sub-19 venceu hoje o País de Gales por 2-1, em Albufeira, na estreia do torneio de qualificação para o Campeonato da Europa de 2015, que vai ser disputado na Grécia.

A equipa das "quinas", liderada por Edgar Borges, arrancou o torneio na liderança do grupo, com os mesmos três pontos da Dinamarca, que hoje também venceu a Albânia por 1-0, em Lagos.

Portugal entrou melhor na partida e, aos 29 minutos, abriu o marcador por intermédio de Hildeberto Pereira, resultado com que se atingiu o intervalo. No segundo tempo, Harry Wilson (62) igualou para o País de Gales, tendo Gil Dias (76) marcado o segundo golo e dado a vitória à equipa portuguesa.

A seleção lusa começou a construir a vitória no seu melhor período, tendo o golo inaugural surgido de um lance de contra-ataque, numa jogada de entendimento entre Gil Dias e Baldé, tendo este último se isolado e rematado fora do alcance do guarda-redes galês.

No segundo tempo, Portugal manteve a dinâmica ofensiva, mas foi surpreendido com o golo dos galeses, resultante de um desentendimento entre os centrais e o guarda-redes. A bola ficou à mercê de Harry Wilson, que só teve de empurrar para a baliza deserta, restabelecendo a igualdade.

A equipa comandada por Edgar Borges não acusou o golo e foi à procura do tento da vitória, que surgiu, aos 76 minutos, num lance em que Gil Dias aproveitou um ressalto e, à entrada da área, rematou forte fora do alcance do guarda-redes Owen Evans.

Durante a segunda parte, a formação do País de Gales raramente se aproximou da área portuguesa e, quando o conseguiu, fê-lo sem ameaçar a baliza de Joel Castro.

Na sexta-feira, a seleção portuguesa defronta, às 15:00, a Albânia, no Estádio da Bela Vista, no Parchal, no concelho de Lagoa, enquanto a Dinamarca e o País de Gales se defrontam, às 11:00, em Albufeira.

 

Jogo no Estádio da Nora, nas Ferreiras, em Albufeira.

Portugal - País de Gales, 2-1.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Hildeberto Pereira, 29 minutos.

1-1, Wilson, 62.

2-1, Gil Dias, 76.

 

Equipas:

- Portugal: Joel Castro, Jorge Silva, Rúben Dias, João Lima, Paulo Henrique, Gilson Costa, Gonçalo Guedes (Sérgio Ribeiro, 46), André Horta (Renato Sanches, 65), Gil Dias, Romário Baldé e Hildeberto Pereira (Jota, 60).

(Suplentes: João Costa, Serrano, Sérgio Ribeiro, Renato Sanches, Pedro Rodrigues, Ivanildo Fernandes e Jota).

Treinador: Edgar Borges.

- País de Gales: Evans, Tattum, Smith, Graham, Leggett, Wilson, Robbie Patten, Morrel, Noor (Daniel James, 70), George Thomas (Jamie Thomas, 78) e Jones (William Abbotts, 86).

(Suplentes: Lewis Thomas, Cian Harries, Thomas Burridge, Loan Evans, Jamie Thomas, Daniel James e William Abbotts).

Treinador: David Geraint Williams.

 

Árbitro: Sergei Lapochkin (Rússia).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Harry Wilson (15), Rúben Dias (35), Gonçalo Guedes (37), Robbie Patten (83) e Gil Dias (88).

Assistência: Cerca de 400 espetadores.

 

JPC // VR

Lusa/Fim