A quarta edição do Summer CEmp - #SummerCEmp - começa já esta sexta-feira, dia 27 de agosto, em Alcoutim.

O Vice-Presidente da Comissão Europeia Margaritis Schinas, os eurodeputados Francisco Guerreiro e João Pimenta Lopes, a ministra Mariana Vieira da Silva, a secretária de estado Ana Paula Zacarias, os embaixadores João Vale de Almeida, Ioana Bivolaru e Satu Suikkari-Kleven, o chefe da Casa Civil do Presidente da República Fernando Frutuoso de Melo, e a fadista Katia Guerreiro estão entre os mais de 70 oradores e moderadores que vão debater o projeto europeu com 32 jovens de todo o país.  O programa e a lista de participantes podem ser consultados na brochura online.

Esta edição da escola de verão organizada pela Representação da Comissão Europeia em Portugal tem lugar de 27 a 30 de agosto na vila de Alcoutim, no Algarve interior e de fronteira, com a colaboração do Município de Alcoutim e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, e decorre num formato adaptado à situação epidemiológica.

O Summer CEmp é um seminário intensivo e dinâmico com formatos práticos de aprendizagem, como exercícios em equipa, e conversas diretas e improváveis entre atuais e futuros líderes de opinião. Durante quatro dias, um grupo diverso de estudantes do ensino superior terá a oportunidade de debater com um vasto leque de protagonistas da atualidade portuguesa e europeia (da política, dos media, da academia, dos setores privado e social, do desporto, da cultura e da comunidade local), de forma aberta e concreta, sobre o futuro do projeto europeu e aprender mais sobre a União Europeia e sobre o papel da Comissão Europeia em temas muito diversos.

A Representação da Comissão Europeia em Portugal disponibiliza apoio logístico aos órgãos de comunicação social e jornalistas que queiram acompanhar o programa presencialmente. Este ano, devido ao contexto de pandemia, o acesso ao evento implicará o cumprimento das medidas definidas pela Direção Geral de Saúde (DGS), sendo o registo obrigatório e o número de vagas presenciais limitadas. Para mais informações sobre a cobertura da iniciativa e para credenciação, contactar a assessoria de imprensa da Comissão Europeia em Portugal: Daniel Rosário – daniel.rosario@ec.europa.eu, 936 540 378 e Rita Fortunato Baptista – rita.fortunato-baptista@ec.europa.eu, 966 822 590.

Dado o atual contexto de pandemia, o evento cumprirá um robusto plano de mitigação e de contingência definido com a DGS e a ser implementado em colaboração com as autoridades de saúde e de proteção civil locais.  Esta preparação e a evolução do avanço do processo de vacinação criam as condições para, depois de um ano de interrupção, voltar a organizar um programa que é ímpar na forma como dá palco, de forma participativa e direta, às opiniões e perguntas de jovens e de especialistas em diversas áreas no debate e participação ativa no futuro da União Europeia. Esta edição contribuirá para os resultados da Conferência sobre o Futuro da Europa, parte do compromisso da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, de colocar os cidadãos no centro da ação da UE e de reforçar a ligação entre eles e as instituições que os servem.

Esta iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal nasceu da necessidade de envolver os futuros líderes de opinião no debate sobre a União Europeia e de mobilizar a geração jovem em torno do que é e do que pode ser o projeto europeu e o papel da Comissão Europeia. O Summer CEmp decorre em pequenas e históricas localidades do interior, tendo já sido realizado em Monsanto (2017), Marvão (2018) e Monsaraz (2019).

Mais informações na página dedicada website e acompanhe nas contas das redes sociais da Representação da Comissão Europeia em Portugal – Twitter, Facebook e Instagram – e através do #SummerCEmp