O projeto «Cultura aos Montes» anuncia uma nova e cativante iniciativa para celebrar o verão no coração da serra algarvia: o «SUNSET NO MONTE».

Dia 02 de agosto, a partir das 19 horas, o Monte da Eira, em Alta Mora, acolhe este evento inesquecível que combina música, artesanato, gastronomia e uma paisagem deslumbrante.

O objetivo primordial do «SUNSET NO MONTE» é proporcionar um final de tarde idílico, onde a beleza natural da cumeada de Alta Mora se encontra com a riqueza da cultura local. Os visitantes terão a oportunidade de desfrutar de um ambiente descontraído, com um bar lounge e petiscos serranos, enquanto apreciam o pôr do sol.
A valorização do artesanato tradicional será um dos pontos altos, com a presença de artesãos a exibir as suas criações: Martinho Fernandes apresentará a sua cestaria em cana, Nuria Guerreiro mostrará a arte da empreita e Ana Cristina Lopes encantará com a tecelagem.
 
A música promete um repertório diversificado para todos os gostos e idades. O evento contará com a versatilidade e elegância do saxofone de Bruno Correia, a intimidade de um concerto acústico com Teresa Nunes e André Ramos, a alegria das modinhas de acordeão, e a vibrante performance de Sofia Pimentão com «Aí Xico Xica». Para encerrar a noite em grande, o DJ Ricardo Costa fará uma viagem no tempo com um fantástico set dos anos 80 e 90.
 
O «Cultura aos Montes» tem como base a inclusão pela cultura e a valorização das artes como veículo para a integração social. A sua dupla vertente abrange tanto o envolvimento no processo criativo como a fruição de atividades de expressão artística e cultural. O conceito central é desenvolver iniciativas artísticas inspiradas na tradição, na expressão popular e nas vivências rurais, fomentando o diálogo e a colaboração entre a comunidade, as instituições e os artistas.
 
O projeto é promovido pela ARCDAA, com duração até setembro de 2027, sendo apoiado pelos Fundos Europeus, no âmbito do Programa Regional do ALGARVE 2030. A iniciativa conta ainda com a colaboração com da Câmara Municipal de Castro Marim. 
 
 
Por: Cultura aos Montes ARCDAA