Vila Real de Santo António celebra a padroeira da cidade, entre os dias 30 de agosto e 1 de setembro, com as festas de Nossa Senhora da Encarnação, com jogos populares, dança, fados, celebrações religiosas, concertos e um espetáculo de fogo de artifício
São três dias de festejos que juntam moradores e visitantes, num evento que é um dos pontos altos da programação de verão da cidade. 
 
A festa começa com dança, no dia 30 de agosto, com um espetáculo da Academia de Ballet Contemporâneo, marcado para as 22h00.
 
O segundo dia, 31 de agosto, conta as habituais celebrações religiosas e uma grande Noite de Fados (21h30), na Praça Marquês de Pombal.
 
No domingo, dia 1 de setembro, a diversão começa às 10h00, com o Pau de Sebo. A Corrida de Barcos assinala a tradição marítima, pelas 12h00, numa organização da Associação de Pescadores Santo António de Arenilha.
 
As celebrações religiosas serão realizadas ao final da tarde, com a Missa Solene (17h00) seguida de Procissão em honra de Nossa Senhora da Encarnação (18h00), com acompanhamento das embarcações de pescadores, no Rio Guadiana.
 
O conceituado artista português Syro é o destaque da última noite de festejos e sobe ao palco da Praça Marquês de Pombal, a partir das 22h00. As celebrações encerram com um grandioso espetáculo de fogo de artifício (00h00), no Rio Guadiana.
 
As festas em honra de Nossa Senhora da Encarnação são organizadas pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e pela Paróquia da Nossa Senhora da Encarnação, com o apoio da Junta de Freguesia de VRSA e da Associação de Pescadores Santo António de Arenilha.
 
 
Por: CM VRSA