Os corredores da Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão foram os mais fortes na terceira corrida da Taça de Portugal de Ciclocrosse, ontem disputada em Torre D. Chama, Mirandela, com vitória de Vítor Santos e de Desiree Castro nas provas de elite.
A corrida masculina foi extremamente emocionante, com muitas mudanças na liderança. O campeão português, Vítor Santos, soube dosear melhor o esforço e assumiu o comando apenas no momento decisivo, o que lhe permitiu bater os galegos Mauro González (CC Salvaterra de Miño), por 13 segundos, e Raul Fernández (CC O Rosal), por 45 segundos.
A vitória de hoje valeu a Vítor Santos a subida ao primeiro posto da geral, cujo desfecho ficará em aberto até à derradeira corrida pontuável, a disputar no dia 18 de janeiro, em Águeda. Os quatro primeiros da geral têm possibilidades matemáticas de conquistar a Taça de Portugal.
A corrida feminina voltou a ser palco de um duelo a duas entre a galega Desiree Castro e a portuguesa Isabel Caetano, que chegaram a Torre D. Chama empatadas na classificação geral. A galega foi claramente mais forte, triunfando como 1m04s de vantagem sobre a corredora lusa. A terceira foi outra galega, Maria de Jesus Barros (CC Spol), a 1m38s. Desiree Castro é agora líder isolada na Taça, mas terá ainda de esforçar-se na prova de Águeda, perante a proximidade pontual de Isabel Caetano.
O galego Samuel Carrera (TB Transportes/Salvaterra de Miño) ganhou entre os juniores, mas mas bastou a terceira posição a João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar) para manter a liderança. Zaida Martínez (CC el Rosal) venceu a corrida de juventude feminina e reforçou o comando na geral.
Nuno Costa (ASC/Focus Team) manteve a primeira posição na geral de cadetes, embora na corrida deste domingo tenha sido desfeiteado pelo galego Eloy Perez (EC Redondela). Marta Branco (JoaneBTT/Trilhos Bike) impôs-se entre as cadetes e isolou-se no comando.
As únicas classificações gerais já definidas são as de masters 30 e masters 40, cujos vencedores em Trás-os-Montes, Narciso Piñeiro (CC Spol) e António Sousa (Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão), respetivamente, são vencedores antecipados da Taça de Portugal. António Garrido (TB Transportes Salvaterra de Miño), em masters 50, e Ângela Fernandes, em masters femininas, ganharam hoje e lideram.
A Taça de Portugal de Ciclocrosse acaba no dia 18 de janeiro, em Águeda. Uma semana antes, em Barcelos, disputa-se o Campeonato Nacional.
Por: UVP-FPC