Tratou-se da primeira inspeção subaquática realizada em exclusivo pelos técnicos mergulhadores do Centro de Inspeções Subaquáticas do de Obras de Arte da EP.
A realização desta inspeção decorre do ciclo normal de inspeções subaquáticas que a EP realiza regularmente no âmbito do Sistema de Gestão de Conservação das Pontes.
A Ponte Metálica de Portimão liga as margens do Rio Arade, numa extensão total de 332 metros e é constituída por uma superstrutura treliçada metálica de tabuleiro superior em betão armado, assente em pilares e encontros de alvenaria, num total de 10 elementos de apoio.
Esta Obra de Arte foi construída em 1875 pela Compagnie de Fives-Lille, constituindo-se como um património valioso e economicamente relevante para a região.
Da inspeção visual aos pilares submersos da Ponte Metálica de Portimão resultou a confirmação o seu bom estado de manutenção.
A gestão das Obras de Arte sob jurisdição da Estradas de Portugal, tem sido um dos principais áreas de investimento da empresa EP.
No âmbito do processo contínuo de desenvolvimento do Sistema de Gestão de Obras de Arte (SGOA) da EP, foi criado o Centro de Inspeções Subaquáticas às Pontes, dotando a empresa de um maior conhecimento e domínio técnico com competência própria para a realização de todo o tipo de inspeções.
A criação deste centro surge da iniciativa de técnicos da EP, com larga experiência na inspeção de obras de arte, que se propuseram para preencher esta necessidade da Empresa. Aceite a proposta iniciou-se então o processo de formação técnica especializada para a realização de inspeções subaquáticas.
Formação técnica específica e rigorosa
A formação efetuou-se em Málaga, com a duração de 200 horas, para a obtenção de certificação de mergulhador profissional, que permite realizar mergulhos até 30 metros de profundidade. Trata-se de uma formação específica, rigorosa e exigente que englobou testes físicos de resistência, treino com simulação de falhas no equipamento, exercícios de resgate e salvamento, e o manuseamento de ferramentas e transporte de peças e outros objetos pesados.
A realização de inspeções subaquáticas tem em vista a inspeção dos elementos submersos das obras de arte.
Das mais de 5000 obras de arte que tem sob sua jurisdição ou interferem na rede EP, pouco mais de 140 Pontes possuem elementos submersos que exigem a realização de inspeções subaquáticas
A criação deste Centro permite à Estradas de Portugal deter capacidade técnica e operacional para a realização de todo o tipo de inspeções, incluindo para verificar e certificar a execução dos contratos externos e intervir rapidamente em situações de maior urgência, evitando assim a necessidade de contratação externa.
De referir igualmente que a existência desta competência permite à Estradas de Portugal potenciar uma área de negócio prestando este serviço a entidades externas que o solicitem.
Por: Estradas de Portugal