Tentativa de homicídio
No dia 15 de janeiro de 2025, a Procuradora da República da 1 secção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Faro acusou um homem de 39 anos de idade de vários crimes, entre os quais um crime de homicídio qualificado na forma tentada.
Os factos ocorreram em agosto de 2024, altura em que o arguido, tomou conhecimento que a namorada se correspondia com o ofendido através de uma rede social.
De acordo com a acusação, nos dias imediatos, o arguido, munido com uma faca, procurou o ofendido para o matar. Ao terceiro dia, tendo-o encontrado no quintal de casa, em Faro, debruçou-se contra o portão da moradia de molde a alcançá-lo com a faca e, por entre as grades do portão, realizou um movimento vigoroso de trás para a frente, perfurante, dirigido à zona do peito da vítima, que apenas não foi atingida pela ponta e folha da faca porque naquele local também se encontrava um terceiro que puxou o ofendido para trás de modo a não ser atingido.
O arguido ainda tentou saltar o portão, tendo também sido impedido pelo referido terceiro que lhe disse para parar ou seria atingido por um pau do qual se havia munido.
O arguido está sujeito à medida de coação de obrigação de permanência na habitação, fiscalizada com meios de controlo à distância.
A investigação esteve a cargo da Diretoria do Sul da Polícia Judiciária.
Ministério Público de Faro