Sykes, líder do Mundial de pilotos e detentor da "pole position" em Portimão, cumpriu sete voltas ao circuito algarvio, realizando a sua melhor em 1.43,318 minutos, à média de 160 km/h, mas longe do tempo conseguido na segunda "superpole", no sábado, quando rodou em 1.42,484.
O também britânico Jonathan Rea (Honda) foi segundo, a 59 milésimos de segundo de Sykes, e o terceiro melhor registo foi alcançado pelo irlandês Eugene Laverty (Suzuki), a 146.
O italiano Marco Melandri (Aprilia) fez o quarto tempo no "warm up", com mais 202 milésimos.
Tom Sykes, campeão mundial em título, alcançou em Portimão a terceira "pole" da temporada e a 22.ª da sua carreira, ao rodar a melhor volta ao circuito algarvio, na distância de 4.592 metros, na segunda "superpole".
O Autódromo Internacional do Algarve (AIA) é palco, pelo sétimo ano consecutivo, de uma das rondas do campeonato do Mundo de Superbikes, prova que engloba ainda as categorias de Supersport, Stocksport 1000 e Stocksport 600.
Com sete provas disputadas, o inglês Tom Sykes (Kawasaky) lidera com 251 pontos, mais 39 do que o francês Saylvain Guintoli (Aprilia), segundo classificado, seguido do também francês Loris Baz (Kawasaki), terceiro classificado, com 210 pontos.
A primeira corrida de Superbike do Grande Prémio de Portugal começa às 12:00 e a segunda inicia-se às 15:00.
Por: Lusa