O bispo do Algarve nomeou três novos cónegos para o Cabido da Sé de Faro.

Os nomes escolhidos por D. Manuel Quintas, após a consulta do próprio Cabido Catedralício, foram os padres Carlos de Aquino, Mário de Sousa e Rui Barros Guerreiro, que se juntarão aos cónegos Carlos César Chantre, Joaquim Luís Cupertino, Joaquim José Nunes, José Pedro Martins, José Rosa Simão e Manuel Oliveira Rodrigues.

A tomada de posse dos três novos cónegos aconteceu no passado dia 18 de julho, na própria Sé de Faro, inserida na oração das primeiras vésperas da solenidade da dedicação daquela catedral. O Cabido da Catedral de Faro passará assim a ser constituído por nove membros.

O Cabido da catedral é o colégio dos clérigos chamados “cónegos”, constituído principalmente para assegurar um culto mais solene na catedral e presidido pelo deão. O chantre coordena a vida litúrgica da catedral e o arcediago é o responsável pelo património da mesma. Ao penitenciário compete-lhe absolver, no foro do sacramento da confissão, das censuras que decorrem, automaticamente, de determinados pecados.

A primeira atribuição do órgão é assegurar a vida litúrgica da catedral, a participação nas celebrações litúrgicas mais solenes na igreja catedral, a promoção de iniciativas que visem a evangelização da cultura pelo seu fomento e difusão, particularmente na sua relação com a fé e a liturgia, a valorização da catedral, não só enquanto referência histórica cultural e patrimonial, mas sobretudo como espaço onde se reúne uma comunidade viva diocesana e paroquial que nele celebra a fé e dele faz casa e escola de comunhão e de vida.

Cuidar do decoro da catedral, da conservação do seu património e do cuidado do seu arquivo histórico, enriquecendo-o e atualizando-o são ainda outros encargos do Cabido da catedral.

Por: Folha do Domingo/Filipe Vilhena