Sporting, Atlético de Madrid, Benfica, Sevilha, Futebol Clube do Porto, Bétis, Sporting de Braga e Vitória de Guimarães são algumas das equipas portuguesas e espanholas que disputarão em campo a vitória, num torneio que fomenta o convívio entre os jovens atletas, promove o futebol juvenil e estimula o intercâmbio das relações entre diversas associações e equipas desportivas.
Serão utilizados no torneio o Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António, com quatro campos, o campo do Lusitano FC de Vila Real de Santo António, o campo de Monte Gordo e dois campos em Espanha (Ayamonte). Um total 8 campos de futebol de 11, que no período de 20 a 25 de junho são transformados em sete campos de futebol 7 e dois campos de futebol de 5.
“Desde 2013, A Copa do Guadiana já duplicou o número de participantes, quer portugueses, quer espanhóis, e para o futuro queremos ter ainda mais atletas presentes. Este ano, devido ao aumento de equipas (224 em 2015 e 276 número final de equipas para este ano) e de escalões (passou de 9 escalões para 11 escalões), houve uma grande preocupação com a qualidade do evento por forma a oferecer as melhores condições aos jogadores e visitantes” refere João Morais, co-organizador d’A Copa Guadiana. “Os horários dos jogos foram agendados para permitir evitar a hora do calor, aumentámos para 10 dias a duração do período do evento e alargámos o número de campos em utilização englobando dois campos em Espanha (Ayamonte)”.
Segundo Nuno Silva, co-responsável pela organização d’A Copa do Guadiana “este é um dos pontos altos da época para estes jovens atletas. São criadas todas as infraestruturas necessárias para a concretização de grandes momentos futebolísticos juntando os melhores jogadores da atualidade dos diferentes escalões do futebol jovem.”
A Copa do Guadiana representa uma grande dinâmica para a economia local como resultado da grande afluência de público a Vila Real de Santo António. Para o autarca, Luis Filipe Soromenho Gomes, “A Copa do Guadiana é um dos eventos desportivos mais importantes da região, mexe com a cidade e com o município. Representa um grande impulso e esforço em prol da economia da região.”
Por Parceiros