A Federação Portuguesa de Futebol confirmou a realização no Algarve da edição de 2015 do Torneio Lopes da Silva, com a prova a decorrer na nossa região entre os dias 20 e 27 de junho próximo.

A proposta da Associação de Futebol do Algarve mereceu um acolhimento favorável das restantes associações do país e, naturalmente, da FPF, resultando esta decisão da credibilidade adquirida pela AFA ao longo dos últimos anos e das excelentes relações mantidas com as suas congéneres e também com as várias entidades de cúpula do futebol português.

A qualidade do trabalho desenvolvido pelos clubes algarvios no setor da formação, a existência no Algarve de condições logísticas de excelente qualidade e a circunstância de Loulé ser a Cidade Europeia do Desporto em 2015 foram outros fatores que pesaram na escolha da nossa região.

O Torneio Lopes da Silva tem a sua origem em 1974, disputando-se a partir daí torneios entre seleções distritais, embora sem uma linha de continuidade. A partir de 1995 a prova, destinada ao escalão de sub-14, adotou a sua designação atual, em homenagem a um antigo presidente da FPF que tinha um carinho particular pela formação.

Desde que a prova se denomina Torneio Lopes da Silva, a AF Lisboa contabiliza dez triunfos, a AF Porto sete e AF Aveiro e AF Algarve um cada. A seleção da nossa região venceu a competição em 1996.

Até 2011, inclusive, a competição decorreu sempre nos diversos campos do Estádio Nacional. A partir de 2012 a FPF decidiu descentralizar a prova, que nesse ano se realizou na ilha de S. Miguel, nos Açores, seguindo-se Bragança (2013) e Setúbal (2014). Agora é a vez do Algarve.

 

Por: AFAlgarve