As transações em lotas geridas pela Docapesca fixaram-se em 238,5 milhões de euros até novembro, um crescimento de 4,6%, mas a quantidade diminuiu, segundo dados enviados à Lusa.

“As transações realizadas nas lotas sob gestão da Docapesca atingiram 238,5 milhões de euros até ao mês de novembro, último período com dados definitivos, o que representa um crescimento de 4,6% face ao período homólogo”, indicou a Docapesca, em resposta à Lusa.

Contudo, neste período, a quantidade transacionada baixou 3,1% para 95.900 toneladas.

Já o preço médio ascendeu 8% para 2,49 euros por quilograma (kg) – valores sem taxas ou impostos.

A Docapesca tem em curso (ou recentemente concluídos) 7,9 milhões de euros em investimentos.

O plano de investimentos 2026-2027 inclui ainda um conjunto de intervenções para a requalificação de infraestruturas portuárias e aquisição de novas fábricas de gelo em vários portos, no valor de 17,2 milhões de euros.

“Deste conjunto de investimentos consta a seleção de intervenções prioritárias que resultam de uma avaliação feita no terreno pelo Ministério da Agricultura e Mar em conjunto com os principais agentes do setor”, precisou.

A Docapesca, que tem sede em Lisboa, é uma empresa do setor empresarial do Estado, que tem a cargo a prestação de serviços de primeira venda de pescado e o apoio ao setor da pesca.

Esta empresa é composta por cinco direções de portos e lotas, nomeadamente Norte e Matosinhos, Centro Norte, Centro, Centro Sul e Algarve.

 

Lusa