Trees in Cities Challenge | LOULÉ ADERE A REDE EUROPEIA PARA FOMENTAR PLANTAÇÃO EM MEIO URBANO
O Município de Loulé aderiu ao desafio Trees in Cities Challenge, uma iniciativa da Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (UNECE) que pretende desenvolver uma rede global de cidades comprometidas com a plantação de árvores em meio urbano como incentivo para um modelo de desenvolvimento mais sustentável, para uma melhoria da saúde e do bem estar públicos, e para reforçar a resiliência climática.
A plantação de árvores em cidades é uma medida simples, mas poderosa, que pode constituir uma ferramenta decisiva para a ação climática em contextos urbanos, ao mesmo tempo que contribui para tornar estes espaços mais saudáveis, resilientes e habitáveis. A presença de áreas verdes é benéfica tanto na saúde física como mental e fomenta a biodiversidade. Por outro lado, as árvores fornecem a sombra natural e ajudam a combater as ondas de calor, podem evitar muitos riscos naturais, incluindo a erosão do solo e os deslizamentos de lama, entre outros benefícios.
Ao aceitar o desafio Trees in Cities Challenge, o Município de Loulé comprometeu-se com a plantação de 5 359 árvores até ao final do ano de 2024, acompanhada pela distribuição de, no mínimo, 3 600 árvores à sua população.
Nos últimos dois anos (2023 e 2024), cerca de 50 mil árvores foram plantadas e oferecidas pela Autarquia, em ações de sensibilização junto da comunidade e em iniciativas coordenadas com várias entidades locais. Esta estratégia integra-se na política municipal de ação climática que privilegia a adaptação e a mitigação das alterações climáticas, incentivando a participação ativa da população na construção de um território mais sustentável e resiliente.
Loulé passa a integrar este desafio de tornar as cidades mais verdes, mais sustentáveis e mais resilientes, com cerca de 90 cidades de todo o mundo já comprometidas, em Portugal junta-se à cidade de Braga e Matosinhos. Ao integrar este movimento global, o Município irá beneficiar desta troca de experiências.
A adesão do município de Loulé ao Trees in Cities Challenge reforça o compromisso com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, contribuindo em particular para os ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, ODS 13 – Ação Climática e ODS 15 – Proteger a Vida Terrestre.
Poderá ficar a saber mais acerca do Trees in Cities Challenge consultando a página deste projeto: