Turismo e Arqueologia unem-se nesta iniciativa da Câmara Municipal de Moura que alia um percurso pedestre a um dos sítios arqueológicos mais emblemáticos do nosso concelho.
O Castelo Velho de Safara é um dos mais “míticos” sítios arqueológicos do concelho de Moura. Conhecido desde, pelo menos, 1969, só em 1985 são lançadas as primeiras hipóteses sobre a história da sua ocupação. Em 2010 realiza-se um levantamento topográfico das estruturas evidentes no local, dando conta da sua muralha circundante e de várias linhas de fossos defensivos.
Desde junho de 2018 que a Escola Internacional de Campo de Arqueologia South-West Archaeology Digs tem escavado o sítio demonstrando que o Castelo Velho terá tido uma ocupação importante durante a época Romano Republicana (séculos II e I a.C.), que se terá estendido aos primeiros anos do Império. Representa, por isso, um extraordinário exemplo do processo de estabelecimento dos romanos no nosso território.
O percurso será acompanhado por Mariana Nabais, responsável científica pelo projeto de investigação científica e pela Escola Internacional de Campo de Arqueologia South-West Archaeology Digs.
A atividade é gratuita, mas requer inscrição, que deve ser realizada para os seguintes contactos: moura.turismo@cm-moura.pt ou 285 251 375.
O ponto de encontro está marcado para as 08:00 de domingo, 11 de janeiro, na Praça Sacadura Cabral, junto à Bica de Santa Comba.
CM Moura





