O início de setembro vai ser marcado no concelho de Portimão pela 21.ª edição do Festival da Juventude da Mexilhoeira Grande, que regressará ao Polidesportivo da Figueira nos dias 2 e 3, com nomes bem conhecidos do público nacional, de que se destacam como cabeças de cartaz as bandas UHF e R.A.M.P, assim como o conhecido artista Tio Jel.
Na sexta-feira, 2 de setembro, o Festival arranca a partir das 21h00 com os Apocalypse Conspiracy, um grupo de metal algarvio criado em 2021, a que se seguirá a atuação dos R.A.M.P., uma das bandas de referência da música pesada feita em Portugal e já com nove discos editados.
Esta noite de abertura terminará com os Invaders, a primeira e única banda de tributo ao grupo britânico The Prodigy a atuar em Portugal.
Para sábado, 3 de setembro, foram convidados os Giletes D’Aço, bem conhecidos pelas suas atuações de stand up comedy, a que se seguirão os Viralata, que contam com quatro álbuns editados e também trazem na bagagem humor, mensagens especiais, muita energia e atitude, num espetáculo de punk rock em português.
A proposta seguinte estará a cabo – apenas e só – dos UHF, umas das mais prestigiadas referências do rock português de todos os tempos, fechando a programação o artista Tio Jel, uma força da natureza que aterrou neste mundo para o encher de sal grosso.
O público poderá adquirir no recinto cachorros quentes, bebidas, pizzas e bifanas, entre outros petiscos.
O Festival é organizado pelo Mexilhoeira Grande Futebol Clube em colaboração com a associação Alternativa XIII, tendo os apoios do Município de Portimão e da Junta de Freguesia local, além do patrocínio da empresa Rickytravel.
Os bilhetes têm o custo unitário de 3,50 euros e estão à venda no local do evento, a partir das 20h00 na sexta-feira, e das 19h00 no sábado, podendo ser comprados em ambas as noites até às 23h00.
Este Festival da Juventude assinala também o arranque da época desportiva do Mexilhoeira Grande Futebol Clube, estando agendada para as 21h00 de 3 de setembro a apresentação de todos os atletas e treinadores que representarão a popular coletividade na época 2022/2023.
Palco de bandas de referência
Nascido há 23 anos por iniciativa de um grupo de jovens da Mexilhoeira Grande, o Festival pretendeu desde a primeira hora oferecer ao público noites de muita animação e convívio salutar, ao som da melhor música nacional e local, como foram os casos de Tara Perdida, The Legendary Tiger Man, Peste e Sida, Miguel Ângelo ou Enapá 2000.
O bom ambiente vivido e a qualidade dos cartazes apresentados durante este já considerável período tornaram o Festival da Juventude da Mexilhoeira Grande um evento de referência no concelho de Portimão, tendo a sua realização sido interrompida apenas nos últimos dois anos, devido à pandemia.