«O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis» (Fernando Pessoa)

Este é um email de despedida - mas embora encerre 32 anos de extraordinárias vivências, será um email consideravelmente curto…  

… porque o essencial resume-se a algumas emoções muito fortes e muito puras: GRATIDÃO, ALEGRIA, CRESCIMENTO, COMPROMISSO e SONHO – e, ainda mais importante, resume-se ao respeito e ao carinho por inúmeras pessoas que, nas últimas três décadas, fui acolhendo no meu coração.

Como já não deverá ser novidade para muitos, terminou ontem a minha presença profissional-operacional no Zoomarine. A partir de hoje (dia 06) e até ao dia 15 de Dezembro, estarei ainda a trabalhar para a Mundo Aquático SA… mas já fora deste magnífico espaço [o local onde, justamente, mais se sorri e mais se aplaude, no Algarve]. 

Quem me conhece sabe que já começaram (há semanas) as saudades por um espaço, por vários projetos, por um sonho e por uma família que me é (e para sempre será) imensamente especial. 

Entretanto, a Vida está cheia de desafios e de surpresas – e depois de quase 1700 semanas de um percurso inolvidável no/com o Zoomarine, está na altura de me dedicar um pouco mais à minha família, à minha saúde, e a uma outra aventura profissional.  

Sempre que olhar para o meu passado partilhado com o Zoomarine [numa parceria que, para mim, começou a 21 de Julho de 1991], recordarei centenas de momentos muito bonitos, dezenas de projetos magníficos, alguns espécimes extraordinários, e, claro, várias pessoas profundamente maravilhosas.

Não terei tempo [nem “coragem emocional”, admito...] para me despedir de todas essas pessoas. Aliás, não me despedirei pessoalmente de praticamente ninguém – e espero que não me levem a mal tal “cobardia”. No entanto, despedidas com 32 anos de emoções acumuladas custam um pouco mais...  

De qualquer forma, aqui fica expresso o meu MUITO sincero agradecimento a todos os que, nestas últimas três décadas, me ajudaram, me incentivaram, me ouviram, me ensinaram, me aturaram, me inspiraram, me fizeram justiça, me compreenderam… e me ajudaram a crescer e a me tornar no Homem e no Profissional que sou hoje. MUITO OBRIGADO a essas pessoas maravilhosas. 

Valeu muito a pena... Mesmo! E ... Muito obrigado a todos e, muito especialmente, ao Sr. Pedro Lavia – o Grande Homem por trás do sonho e a quem para sempre estarei profunda e sinceramente grato. A sua visão, coragem, empenho, dinamismo, energia, alegria, humanismo, entre muitas outras qualidades, serão exemplos que eternamente recordarei com admiração e gratidão. Foi muito especial, para mim, poder testemunhar, de tão perto, o idealizar e o materializar de um sonho tão bonito como o Zoomarine é e será - liderado por um Homem ainda mais especial que o próprio sonho...  

Quem me conhece perceberá que o meu “THE END” terá que ser com Cinema… Assim, como uma personagem de um dos meus filmes favoritos saudosamente partilhou, quando disse ‘adeus’ ao local que tanto amava e onde havia sido imensamente feliz, despeço-me com: “rose-lipped maidens, lightfood lads”.

Até sempre… Muito obrigado e votos de muitos mais sucessos e alegrias para esta família que tão calorosamente me acolheu! 

VIVA o nosso Zoomarine!!! 

 

Élio Alexandre Vicente