Após o êxito alcançado nas edições anteriores, o Halloween está de regresso a Albufeira, como sempre, no dia 31 de outubro.

Esta vai ser uma noite verdadeiramente assombrada! Múmias, zombies, fantasmas, bruxas, cuspidores de fogo, lobisomens e muitas criaturas arrepiantes invadem a baixa da cidade para pregar partidas e sustos aos visitantes. Prepare-se! Esta vai ser mais uma edição de arrepiar os cabelos, com muitos gritos e gargalhadas do outro mundo à mistura! Depois de tomarem todas as decisões no concílio das bruxas, o passo seguinte passou por criarem um cenário horripilante bem no centro da cidade, nomeadamente no Largo Eng.º Duarte Pacheco e na Rua 5 de Outubro. Ninguém vai conseguir escapar às partidas e diabruras destas personagens fantasmagóricas no dia mais divertido do ano, ah, ah, ah! Quem tiver coragem, ainda pode participar na “Spooky Run”, não para fugir da festa, mas para caminhar ou correr num animado convívio.

 

O programa de Halloween em Albufeira arranca, às 20h00, com animação de rua, música, dança, pinturas faciais e desfiles de personagens fantasmagóricas.

Um dos momentos mais esperados da noite é a atuação dos jovens da Associação Soul, o grupo de dança albufeirense que promete encantar com uma atuação cheia de ritmo e performance a fazer jus ao tema.

A música é presença forte na famosa nesta “noite das bruxas”. O Dj Sunlize, que em 2022 foi distinguido com o 14.º lugar no Top 30 dos melhores DJS portugueses, presença assídua nos melhores espaços do Algarve e em alguns dos melhores clubes e festivais nacionais, vai oferecer a melhor música eletrónica da sua carreira, sob pena de apanhar um valente susto. 

Há também a destacar a “Spooky Run” que, mais uma vez, integra as Comemoração do Halloween, garantindo uma prova assustadora e cheia de surpresas para os participantes. A iniciativa organizada pelo Clube Desportivo das Areias de S. João, com apoio da Câmara Municipal de Albufeira em parceria do grupo “Caminhadas ao Luar”, conta com dois percursos (de 7 e 4 quilómetros) à escolha destes corajosos atletas. Se alguém, talvez por distração, se aleijar durante esta noite assombrada, não há problema a assinalar, porque também há um Hospital dos Horrores para tratar de todas as feridas com muito carinho.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira refere que todos os anos, a cidade atrai imensa gente do concelho e de outras zonas do Algarve, miúdos e graúdos, que fazem questão de marcar nesta grande Festa. José Carlos Rolo sublinha que “apesar de não se tratar de uma tradição portuguesa, o Halloween em Albufeira já é considerado um evento de referência e uma mais-valia em termos da economia local durante a baixa época turística”.

Refira-se, ainda, que há gastronomia de rua e aconselha-se que quem vá à baixa da cidade nesta “noite das bruxas” vá horrorosamente vestido de preto e vermelho “bloody red & Spooky black” ou que apareça com a sua melhor performance para uma noite bem divertida, que antecede o Dia de Todos os Santos.