A cidade de Faro presta uma merecida homenagem aos seus pescadores e homens do mar com a instalação de um monumento emblemático, obra do artista farense Tó Quintas.
A cerimónia de inauguração teve lugar hoje, 17 de julho, no Parque Ribeirinho, local onde a peça foi instalada.
Este monumento, encomendado pela União das Freguesias de Faro, é um tributo à coragem, dedicação e resiliência dos pescadores, que, ao longo dos séculos, têm enfrentado os desafios do mar para sustentar a comunidade e preservar uma tradição fundamental para a identidade cultural de Faro e do Algarve. 
 
A instalação no Parque Ribeirinho não foi uma escolha ao acaso. Este espaço, ao lado de uma pequena comunidade piscatória e que simboliza a ligação vital entre a cidade e o mar, oferece o cenário perfeito para celebrar aqueles que diariamente se lançam às águas, desafiando as intempéries e os mistérios do oceano.
 
"Esta homenagem é um reconhecimento sincero da importância dos pescadores na nossa história. É uma celebração da sua bravura e um lembrete da sua contribuição inestimável para a construção da identidade e da memória da nossa comunidade", destacou Bruno Lage, presidente da União das Freguesias de Faro.
 
 
Por:  UF Faro