A Unidade Local de Saúde do Algarve (ULSALG) iniciou o ano de 2025 com a receção de 202 médicos internos que escolheram as unidades de saúde algarvias para efetuarem o seu internato médico na Formação Geral e de Especialidade, internato de Medicina Geral e Familiar e oito Residentes Farmacêuticos.
Na cerimónia de boas-vindas, que decorreu no dia 3 de janeiro, na Quinta do Sobral, em Castro Marim, o presidente do Conselho de Administração, Tiago Botelho, deixou aos novos internos um desafio: “reivindiquem, desafiem, convidem, convoquem, ponham os vossos tutores em causa, confrontem-nos, porque daí sai o progresso e o conhecimento, o contacto com ideias diferentes e a exigência de fazer melhor”.
 
O presidente do Conselho de Administração assegurou ainda estar disponível para acompanhar a melhoria contínua, realçando que no “Algarve faz-se do melhor que se faz no país e no mundo inteiro”, apontando os dois novos robots cirúrgicos da ULS do Algarve – um para o Hospital de Faro e outro para o Hospital de Portimão -, como uma aposta do Conselho de Administração na tecnologia ao serviço da saúde na região algarvia. 
 
“Os internos são o sangue do nosso Serviço Nacional de Saúde. É convosco que está assegurada a substituição geracional das nossas equipas, mas está também o desafio, o trazer conhecimento, a reivindicação, o contacto e necessidade de atualização permanente”, referiu o presidente do Conselho de Administração.
 
Francisco Amaral, presidente da Câmara de Castro Marim, concelho anfitrião desta receção, referiu a importância no trabalho conjunto entre autarquias e entidades de saúde e a necessidade de uma aposta mais forte na medicina preventiva no país, terminando com o convite aos internos para ficarem e desenvolverem a sua atividade profissional na região.
 
Numa mensagem dirigida aos internos, lida por Silvia Conceição, adjunta da Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Primários, Rubina Correia salientou a importância de olhar o utente como um todo. “Lembrem-se, cada utente é mais do que um diagnóstico clínico: é uma pessoa com medo, esperanças e uma história. Empatia e respeito são tão importantes como a competência clínica”, disse.
 
“Aqui terão oportunidade de crescer e contribuir para o bem-estar e cuidado dos nossos utentes e famílias. Contamos com a vossa dedicação, curiosidade e empenho para transformar desafios em aprendizagem e para fortalecer a missão, que nos une: oferecer cuidados de saúde de excelência e humanizados”, referiu Ana Paula Fidalgo, Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares.
 
Este importante momento para a formação médica do Algarve foi partilhado pela representante da Direção do Internato Médico, Ana Paula Silva, e pela vogal executiva Ana Marreiros, membro do Conselho de Administração. Esteve ainda presente a diretora dos Serviços Farmacêuticos, Brigitte Viegas, que pelo terceiro ano acolhe residentes farmacêuticos.
 
Na cerimónia de receção aos novos internos estiveram ainda presentes a vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, Elsa Cordeiro, a responsável da Comissão Regional do Internato Médico da Medicina Geral e Familiar, Helena Boavida, e a representante da Ordem dos Médicos, Eunice Capelo.
 
No âmbito da Formação Especializada os médicos internos foram colocados nas unidades da região nas seguintes especialidades: Medicina Geral e Familiar (26), Saúde Pública (1, )Anestesiologia (2), Cardiologia (1), Cirurgia Geral (2), Gastrenterologia (2), Ginecologia/Obstetrícia (3), Medicina Física e Reabilitação (5), Medicina Intensiva (2), Medicina Interna (7), Nefrologia (1), Neurocirurgia (1), Neurologia (1), Neurorradiologia (1), Oncologia (2), Otorrinolaringologia (1), Patologia Clínica (1), Pediatria (2), Pneumologia (2), Psiquiatria (3), Radiologia (2), Reumatologia (1) e Urologia (1).
 
No que respeita à Formação Geral, por forma a aprofundar os seus conhecimentos em diversos contextos clínicos, os internos vão desenvolver a sua formação, de forma tutelada, em diferentes especialidades e serviços (132).
 
Já a área da Farmácia Hospitalar da Unidade Local de Saúde do Algarve recebeu oito novos residentes farmacêuticos que vão cumprir o seu programa de formação nas unidades algarvias.
 
Recorde-se que o número de médicos internos no Algarve tem vindo a aumentar gradualmente desde 2023.
 
 
Unidade Local de Saúde do Algarve, EPE