Está a decorrer a Campanha de Vacinação contra a Gripe no concelho de Castro Marim. Ao abrigo do Programa Nacional de Vacinação gratuito do Ministério da Saúde, a campanha decorre no centro de saúde local e também através da Unidade Móvel de Saúde (UMS), que percorre as povoações mais isoladas do interior do concelho castromarinense.

A equipa da UMS, constituída por enfermeira, médica e motorista, percorre as quatro freguesias do concelho para ministrar a vacina contra a gripe a cerca de 500 pessoas com mais de 65 anos e/ou a grupos de risco, como diabéticos, cardíacos e asmáticos. 

Foi no ano de 2012 que o governo português avançou com a vacinação gratuita contra a gripe. Há 17 anos a mesma campanha era desenvolvida no concelho de Alcoutim, o­nde a autarquia, numa iniciativa pioneira, financiava os custos desta medida através da UMS.

A UMS de Castro Marim é a primeira no país permanentemente com médico. Mentor da primeira UMS do país quando era presidente do município de Alcoutim, Francisco Amaral garante que esta é a melhor forma de prestar cuidados de saúde a uma população que vive isolada e com dificuldades de mobilidade, “ trata-se um ato de justiça para com esta população envelhecida, que levou uma vida de sacrifício”, refere, concluindo que a vacinação contra a gripe “diminui o entupimento dos serviços de urgência nos meses frios, houve uma redução da taxa de morbimortalidade relacionada com as infeções respiratórias e contribui para a redução dos custos com a saúde”.

 

Por CM Castro Marim