No passado dia 9 de maio, a Universidade Sénior de Alcoutim, uma colaboração entre a Odiana – Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana, a Câmara Municipal de Alcoutim e a Associação Alcance, celebrou o Dia da Espiga com um conjunto de atividades enriquecedoras e intergeracionais.

Na localidade do Pereiro, reuniram-se cerca de 60 participantes da Universidade Sénior de Alcoutim, para celebrar esta tradição ancestral. A primeira atividade, que promoveu a interação entre os idosos e as crianças do Jardim de Infância do Centro de Desenvolvimento Cultural e Social de Martim Longo, consistiu numa ida ao campo para colher flores e plantas necessárias para a elaboração dos ramos da espiga. Durante esta atividade, os idosos e as crianças colaboraram na elaboração dos arranjos e na partilha mútua de conhecimentos.

Após a criação dos arranjos de espiga, os participantes realizaram um workshop de pintura de porta-chaves, onde puderam dar largas à sua imaginação e criatividade, personalizando-os de acordo com os seus gostos pessoais.

Seguiu-se um almoço partilhado por todos os participantes que, não só promoveu o convívio e a partilha, mas também desempenhou um papel fundamental em combater qualquer sentimento de solidão entre os presentes. Este momento fortaleceu o sentimento de pertença a uma comunidade unida e solidária, alinhando-se com um dos principais objetivos da Universidade Sénior.

Para encerrar este dia de atividades criativas e intergeracionais, os participantes desfrutaram de uma animação especial com o humorista André Guerreiro “Algarvie Marafade”, que proporcionou momentos de humor, alegria e convívio.

Esta celebração do Dia da Espiga na Universidade Sénior de Alcoutim reforçou, mais uma vez, os laços comunitários e promoveu a partilha de saberes e tradições entre diferentes gerações.

 

Odiana