De acordo com a informação disponível, o serviço estará encerrado no sábado, a par das urgências de Ginecologia e Obstetrícia dos hospitais de Abrantes, Santarém, Barreiro e das Caldas da Rainha. No domingo, a urgência de Obstetrícia das Caldas da Rainha reabre, mantendo-se encerradas as de Abrantes, Santarém, Barreiro e Portimão.
O encerramento da urgência de Ginecologia e Obstetrícia em Portimão volta assim a colocar constrangimentos ao acesso aos cuidados de saúde diferenciados no Algarve, obrigando as utentes a recorrer a outras unidades hospitalares da região ou fora dela, mediante referenciação.
As autoridades de saúde reforçam o apelo à população para que, antes de se deslocar a uma urgência hospitalar, contacte a Linha SNS 24, através do número 808 24 24 24, de forma a receber a orientação adequada e, sempre que necessário, ser encaminhada para a unidade de saúde disponível.
No conjunto do país, estarão abertos 126 serviços de urgência no sábado e 127 no domingo. Cerca de 30 funcionam no âmbito do projeto-piloto que obriga as utentes a contactar previamente a Linha SNS 24 antes de se dirigirem ao hospital.




