Este momento de partilha de ensinamentos constitui uma oportunidade singular de poder participar em sessões únicas com três virtuosos mestres de guitarra, consagrados e reconhecidos em todo o mundo.
O primeiro masterclass desde evento - que teve início no dia 15 de setembro e que se prolonga por mais um fim-de-semana - terá lugar dia 22, pelas 11 horas, no Convento de S. José. Mário Herrero, grande guitarrista e intérprete de obras tradicionais do flamenco, orientará uma formação dirigida ao instrumento guitarra, e não tanto ao canto e à dança flamenca, num flamenco com “menos raça, mas mais musical e elitista”.
No dia 28 de setembro, O Duo Berimba emprestará uma brilhante e significativa vida aos ambientes ibéricos de Manuel Falla ou Isaac Albéniz ou à sensibilidade da Bossa Nova de Carlos Jobim. O masterclass terá lugar no Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, pelas 11 horas.
O último masterclass será realizado no Convento de S. José, dia 29, sempre pelas 11 horas, e está entregue a Celso Machado, considerado um dos mais versáteis e emocionantes músicos/compositores da música brasileira atual, cuja riqueza e diversidade do seu trabalho suscita grande emoção entre o público.
São três grandes momentos promovidos pela Câmara Municipal de Lagoa, três grandes oportunidades que convidam os alunos das escolas do concelho e todos os que gostam de música e de guitarra a aprofundar os seus conhecimentos. As inscrições devem ser feitas através do site: www.festivalguitarralagoa.pt. Para mais informações contacte o Convento de S. José, entre as 9h-12h30 ou entre as 14h00-17h30 horas.
Ainda estará, entretanto, a tempo de assistir a três dos concertos do V Festival Internacional de Guitarras de Lagoa: a 23, Eudoro Grade e o Coro Ricercare atuam na Igreja Matriz de Lagoa; sob a temática “A Guitarra e a Gastronomia”, o Monte Santo Resort receberá os concertos de Christian Lavernier e de L’Effetto Ensemble, no dia 28; e, a 29, o Duo Berimba e Celso Machado farão o encerramento deste grande momento musical no Auditório Municipal de Lagoa.
Por: CM Lagoa