No dia próximo dia 29 de março o tema que entra em palco, das 15h30 às 17h30, no auditório do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA) é o Alzheimer.

Uma iniciativa promovida pelo Espaço Saúde 360º Algarve, em parceria com a Alzheimer Portugal - Associação Portuguesa de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer – Núcleo do Algarve.

Em Portugal estima-se que 194 mil pessoas têm demência, das quais entre 60% a 80% têm Alzheimer. Na maioria dos casos, esta doença manifesta-se aos 65 anos, contudo, e embora raros, existem casos que começa aos 60 anos. Torna-se assim imperativo fazer diagnósticos e estar atento aos principais sintomas.

Mas será que ter Alzheimer é sinónimo de perda de identidade total e de qualidade de vida? Como prevenir a progressão da doença? Onde encontrar ajuda para apoiar estes doentes e suas famílias? Que tipo de apoios financeiros estão disponíveis para estes doentes?

O “Saúde em Dia: Vamos falar sobre a Doença de Alzheimer”, nasce para dar resposta às questões anteriores ao analisar as causas e formas de prevenção da doença, abordar o seu impacto no comportamento e na qualidade de vida do doente e família, e analisar os recursos atualmente existentes para apoiar estes doentes e cuidadores, de forma a aliviar o impacto da patologia.

É urgente criar respostas para as pessoas com demência, especialmente quando em Portugal o número de pessoas com estas patologias ultrapassa a tendência europeia, estando previsto que duplique até 2050. São dados como estes que nos levam a agir e a querer fazer mais. É, por isso mesmo, que desenvolvemos iniciativas como esta, que pretendem esclarecer os doentes e as suas famílias, e que os ajudam a encontrar os apoios necessários para uma melhoria da sua qualidade e vida", refere Ricardo Valente Santos, psicólogo e gestor do projeto Espaço Saúde 360º Algarve. 

A preleção estará a cargo da Dra. Edite Reis, Educadora Social e Coordenadora do Núcleo do Algarve da Alzheimer Portugal, que vai desmitificar o problema e esclarecer dúvidas sobre esta patologia, nomeadamente o diagnóstico, a intervenção e os mecanismos de apoio existentes.

A sessão “Saúde em Dia: Vamos falar sobre a Doença de Alzheimer” está enquadrada na atividade “Saúde em Dia”, um conjunto de sessões informativas que pretendem esclarecer a população algarvia sobre importantes temas relacionados com a área da saúde, através de uma comunicação simples e objetiva, que desmitifica alguns conceitos erróneos. Para isso, contam com o importante apoio de profissionais de saúde e de Associações de doentes associadas à Plataforma Saúde em Diálogo, que se juntam nesta missão de promover a literacia em saúde no seio da comunidade idosa do Algarve.

A iniciativa é gratuita e aberta ao público em geral, mediante inscrição obrigatória aqui.