A velejadora Carolina João mantém Portugal na corrida para Tóquio 2020 na classe ILCA 6 após o segundo dia da Qualificação Olímpica Europeia que decorre em Vilamoura, garantindo uma das duas vagas disponíveis.

A outra mantém-se na mão da velejadora israelita Shai Kakon que apesar de ser das mais jovens atletas em prova continua a registar uma boa prestação mantendo o 5º lugar da classificação geral.

O espanhol Joel Rodriguez Perez e o belga William De Smet continuam a posicionar-se também como os favoritos a arrecadar os dois lugares olímpicos disponíveis na classe ILCA 7.  

Este evento de qualificação para o continente europeu procura preencher as 4 vagas ainda livres para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020: duas para a frota feminina (ILCA 6) e mais duas na frota masculina (ILCA 7). São 8 os países que competem pelas vagas femininas e 17 pelas masculinas.

 

Num dia em que o vento se revelou instável, mas sempre acima dos 10 nós, a classificação geral masculina sofreu alterações com o croata Filip Jurišić (4º no campeonato europeu 2020) a liderar agora a frota masculina, seguido do vice-campeão em título o britânico  Michael Beckett e do russo Maxim Nikolaev.

O melhor português é Eduardo Marques (27º), seguido de Santiago Villax Sampaio (61º), Rui Silveira (74º), Lourenço Mateus (80º), André Granadeiro (106º), João Pontes (135º) e Gonçalo Castro Nunes (139º) numa frota de 139 barcos.

Na frota feminina, a dinamarquesa Anne-Marie Rindom (medalha de bronze nos Jogos Olímpicos em 2016 e campeã do mundo em 2015) manteve a liderança ao vencer 3 das 4 regatas realizadas até agora. A suíça Maud Jayet ascendeu hoje ao 2º lugar, vencendo uma das provas, e a francesa Marie Barrue mantém o 3º lugar.

Carolina João é a melhor portuguesa no 29º lugar, seguida de Mafalda Pires de Lima (42º), Leonor Dutra (83º) e Federica Franchi (86º) num total de 89 velejadoras.

A Qualificação Olímpica do Continente Europeu da classe ILCA decorre até sábado nas águas de Vilamoura, numa prova que reúne quase 230 velejadores, oriundos de 44 países.

Os resultados apresentados são provisórios e passíveis de alteração.

 

Por: Vilamoura Sailing