Este evento, criado em Loulé há seis anos, representa uma iniciativa de referência na promoção da literacia ambiental junto dos mais jovens. Com um modelo feito de alunos para alunos, a conferência envolve diretamente várias escolas do Algarve: Escola Secundária de Loulé (escola organizadora), Agrupamento de Escolas Francisco Fernandes Lopes, Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa e Agrupamento de Escolas João de Deus.
A sessão da manhã terá lugar no antigo Convento do Espírito Santo, com apresentações temáticas sobre sustentabilidade, seguidas de uma mesa redonda dedicada ao combate ao desperdício e à justiça climática. O debate será moderado por Tiago Lagoa, Engenheiro do ambiente e Influenciador Digital, e contará com representantes da Refood Almancil, Mar Shopping Algarve e Agência Portuguesa do Ambiente.
Durante a tarde, já nas instalações da Escola Secundária de Loulé, serão realizados workshops práticos e criativos que promovem soluções sustentáveis, culminando num momento musical protagonizado por alunos do Conservatório de Música de Loulé.
Com o envolvimento ativo do Gabinete de Sustentabilidade Ambiental, e de dezenas de alunos voluntários, esta conferência pretende sensibilizar para os desafios das alterações climáticas e inspirar ações concretas rumo a um futuro mais sustentável.
Liliana Peralta
Escola Secundária de Loulé